Um white paper geralmente é considerado um documento técnico que acompanha um produto. White papers são criados com o objetivo de vender um produto para outra empresa, informando o comprador sobre os detalhes do item. Este documento define qual problema o produto pretende corrigir e quais aplicativos adicionais ele tem a oferecer. A maioria desses relatórios é projetada para um público com conhecimento técnico, incluindo engenheiros, programadores de software e outros profissionais.
Escritores técnicos
Escrever um white paper geralmente é domínio dos redatores técnicos, mas, em alguns casos, o desenvolvedor de um produto desejará escrever seu próprio documento para fins de marketing ou proposta. Aprender a escrever um white paper pode ser um desafio, pois envolve vários formatos e critérios muito específicos.
Para escrever um white paper:
Concentre-se nos leitores pretendidos. Isso geralmente será um grupo demográfico muito específico, como engenheiros de nível médio ou designers da web amadores. O artigo deve abordar o problema específico daquele grupo. Também deve ser escrito com o nível de linguagem que o público se sinta confortável em usar. Amadores ou leigos não entenderão jargões ou siglas altamente técnicos. Por outro lado, o leitor mais experiente, quando confrontado com uma linguagem altamente simplista, pode sentir que o produto não estará em seu nível de aptidão.
Saiba exatamente o que você está vendendo. Esse relatório deve fornecer detalhes claros e concisos sobre o problema que a empresa está enfrentando. Em seguida, o redator deve descrever o produto perfeitamente, bem como todas as funções que ele desempenha. Não conhecer o produto em detalhes levará a um artigo mal escrito e, como resultado, nenhuma venda. Por isso pode ser necessário obter ajuda com o produto. Você pode fazer perguntas aos engenheiros, ao seu supervisor e aos designers sobre como ele funciona e como ele funciona.
Descreva os problemas que seu produto corrigirá. Esta é a principal aplicação de marketing e educação, e o problema deve ser descrito em detalhes. Deixe o leitor saber por que o problema não pode ser esquecido e ilustre como ele está tendo um efeito negativo em seus negócios e os novos problemas que surgirão como resultado.
Mostre-lhes a solução. Nesse ponto, o artigo deve dar ao leitor a resposta para o problema. Esta é a parte de persuasão do jornal - os pontos de venda. Incorpore linguagem para convencer o cliente de que seu produto é a resposta.
Concentre-se no destinatário. Um white paper pode ser alterado para exaltar os benefícios do produto para cada empresa específica com base no mercado que a empresa atende. Mesmo empresas muito semelhantes terão diferentes tipos de problemas que enfrentam. Se você puder personalizar seu artigo, conquistará mais confiança do leitor.
Use exemplos do mundo real. Descreva como outras empresas se beneficiaram com o uso do seu produto e como esse sucesso pode ser delas.
Breve resumo das informações. Esta página deve ser envolvente, deixando o leitor com vontade de saber mais.
Relatório:
* Se não houver página de título: "Título cativante"
Indique o problema que existe dentro da empresa. Essas informações devem ser escritas em tom sério.
Esta parte também deve apresentar o produto de sua empresa. Deve usar um tom otimista. Todos os usos, aplicações e benefícios do produto devem ser explicados nesta seção.
Junte as duas seções acima. Esta seção de texto precisará ser escrita como uma página de vendas. Agora você vai detalhar as maneiras como seu produto resolverá o problema apresentado.
Escreva uma conclusão. Conclua o relatório com um tom autoritário. Use o final, "Para concluir a compra, você pode entrar em contato comigo a qualquer momento em [Seus detalhes de contato]."
Toques finais perfeitos
Está tudo nos detalhes O texto acima descreve a estrutura básica de um papel branco. Você fornecerá os detalhes para o cliente. No entanto, a leitura de páginas e páginas de tipo pode se tornar monótona. Existem maneiras de animar seu jornal. Basta seguir as etapas abaixo para adicionar os toques finais perfeitos:
Divida o espaço cinza. Use exemplos e estatísticas na forma de gráficos e tabelas. Quebrar longos blocos de texto é uma das melhores maneiras de garantir que as pessoas continuem lendo. Além disso, lembre-se de que algumas pessoas processam informações de maneira diferente de outras. Embora um bloco de parágrafos de fatos e números funcione com alguns, outros terão que ver as informações visualmente.
Faça com que pareça mais profissional. Para adicionar um pouco mais de aula, é uma boa ideia criar uma introdução. Isso facilitará o leitor no corpo do relatório, permitindo-lhe saber o que está por vir. Essas informações devem ser otimistas e envolventes.
Seja consistente. Sua empresa já forneceu white papers no passado? Nesse caso, eles podem ter um modelo para você seguir. Isso dá uma aparência coesa e profissional, mostrando ao consumidor que sua empresa é voltada para os detalhes e produz um produto de alta qualidade.
Pense em qualidade, não em quantidade. O enigma de todo escritor é o comprimento. Mas em um papel branco, a contagem de palavras não é onde seu foco deveria estar. Você deseja descrever o problema, seus efeitos e como seu produto pode gerar mudanças positivas. Isso pode ser feito em apenas 2 páginas ou levar mais de 20 para produtos mais técnicos.
Resuma as informações. Isso pode ser feito com uma lista numerada ou com marcadores dos pontos principais, ou pode ser uma mistura de texto e números ou marcadores.
Um white paper geralmente é escrito sobre produtos de alta tecnologia. Por esse motivo, muitas empresas optam por contratar um redator técnico para compor a documentação. Esta é uma excelente escolha devido ao fato de que a redação técnica é seu único foco. A contratação de um escritor profissional, entretanto, acarretará uma despesa adicional.
É por isso que muitas empresas optam por compor essas planilhas de vendas internamente. Os indivíduos que criam white papers terão conhecimento íntimo do produto que está sendo vendido, o que provavelmente resultará em um artigo mais preciso e coeso.
Resolva os problemas que as empresas enfrentam
Um white paper pode ser escrito sobre qualquer produto que foi criado para corrigir os problemas que as empresas enfrentam, tornando a arte de escrever uma habilidade valiosa para o funcionário.
Dicas rápidas:
Pesquise a empresa que o white paper terá como alvo. Conheça os seus problemas e o que pode interessá-los.