É chocante saber que seu cachorro foi diagnosticado com diabetes, mas isso não significa o fim de sua vida. Uma dieta adequada e um tratamento com insulina podem garantir a ela vários anos mais com boa qualidade de vida. Siga estas etapas quando sua família estiver cuidando de um cão diabético.
Passo 1
Conte com a ajuda de um veterinário qualificado com experiência em trabalhar com cães que sofrem de diabetes. Infelizmente, a batalha contra o diabetes pode ser longa e árdua e requer a experiência e a paciência de um veterinário digno.
Passo 2
Familiarize-se com a injeção de insulina na nuca do seu cão. Seu veterinário o ajudará a determinar a quantidade certa de insulina, mas como dono do animal, você será responsável por administrar a insulina pelo menos uma vez por dia.
Etapa 3
Torne-se perito em perseguir seu cão com uma forma de torta para interceptar seu fluxo de urina. Com muita frequência, você precisará coletar uma amostra de urina e mergulhar uma tira de glicose na urina para realizar o teste da tira de glicose, que determina os níveis de glicose.
Passo 4
Alimente seu cão com uma ração de alta qualidade e fibra que seu veterinário recomenda. A dieta é de extrema importância para um cão diabético e é vital que você seja rigoroso quanto à ingestão de alimentos por ele. Elimine também todas as guloseimas da dieta do seu cão. Isso não é negociável. Tome cuidado para não deixar comida em balcões ou em lixeiras acessíveis, pois os cães diabéticos se tornarão muito hábeis em encontrar alimentos que não têm permissão para comer.
Etapa 5
Inicie um programa de exercícios imediatamente. Para melhorar a qualidade de vida, seu cão deve passear pelo menos 5 dias por semana.
Etapa 6
Pesquise suplementos dietéticos (como vitaminas ou minerais) de que seu filhote possa se beneficiar. Consulte o seu veterinário antes de introduzir suplementos na rotina de saúde do seu cão.
Etapa 7
Preste atenção a quaisquer mudanças na micção, ingestão de água, comportamento, etc. do seu cão. Relate essas mudanças ao seu veterinário e esteja disposto a permitir que seu cão participe de exames regulares de urina e sangue.
Etapa 8
Sempre tenha xarope de milho à mão. Se o seu cão diabético entrar em choque, apenas algumas gotas desta substância pegajosa na língua devem estabilizá-lo por enquanto.