Chega um momento na vida de todo filhote em que ele precisa ser treinado em casa. Você não anseia por isso e nem o cachorro, mas é algo que tem que ser feito! Este pode ser um momento frustrante para você e para o cão, mas aqui estão algumas dicas sobre como treinar filhotes em casa para ajudá-lo a começar:
- Entre em uma rotina desde o primeiro dia. Leve o cachorro para ir ao banheiro a cada poucas horas. Elogie-o como um louco quando ele faz seus negócios ao ar livre - "biscoitos" são uma ótima idéia! Antes de levá-lo para fora, pergunte algo como: "Você quer sair?" ou, "Você precisa ir ao banheiro?" O que quer que você decida, pergunte a ele a mesma coisa todas as vezes, para que ele se acostume e saiba o que está por vir.
- Consistência é a chave. Assim como acontece com o "comando" que você dará a ela quando for levá-la para fora, crie um ritual que permaneça o mesmo sempre. Se você a colocar na coleira para levá-la para fora, faça-o de forma consistente e sem alterar a ordem das ações. Faça-a sentar, coloque a guia e leve-a para sair sempre nessa ordem, se esse for o ritual que você estabeleceu. Se ela for solta no quintal, saia com ela todas as vezes e certifique-se de que ela faça seus negócios, elogiando-a depois.
- Se você tiver que deixá-lo sozinho durante o dia, coloque-o em um cercado interno com jornais no chão. Esse método também pode condicionar seu cão a sujar apenas pisos cobertos por papel. Você terá que limpar quando voltar, mas isso ajudará a evitar aquelas pequenas surpresas atrás do sofá ou no meio da cozinha. Assim que você chegar em casa, leve-o para fora usando sua rotina normal.
- Não fique frustrado! É difícil treinar um cachorro, mas deve ser feito. Gritar e berrar não é uma forma produtiva de treinar em casa. Se você encontrar um acidente na casa, limpe-o. Se o cachorro não estiver em lugar nenhum quando você encontrar o acidente, gritar com ele não ajudará, pois ele não saberá por que você está gritando. Se você pegá-la em flagrante, diga-lhe que ela é uma cachorra travessa e leve-a imediatamente para terminar. Se ela sair de casa, elogie-a por isso.
Com um pouco de paciência e consistência de sua parte, você realmente apreciará o resultado quando não precisar mais limpar as poças de surpresa e "presentes" do tapete. Seja consistente, elogie com frequência e entre na rotina. Logo seu cachorro estará na porta dizendo que precisa sair. E não se esqueça de levar os biscoitos com você!