Se o seu cão sai de sua propriedade sozinho, ele está em apuros. Você não está mais no controle quando isso acontece. Na verdade, seu cão pode encontrar todos os tipos de coisas, como se perder, se machucar ou ser pego pelo grupo de bem-estar animal. Para que isso e outras coisas piores não aconteçam com seu animal de estimação, é melhor evitar que ele trepe a cerca de sua propriedade. Como isso pode ser possível? Confira estas dicas para guiá-lo durante todo o processo:
Observe como o cachorro pula da cerca. De longe, observe como seu cachorro está fazendo suas coisas na cerca. Dessa forma, você pode determinar as coisas certas a fazer apenas para impedi-lo de fazer novamente. Por exemplo, se ele usa certos objetos para ajudá-lo a escalar a cerca, remova essas coisas.
Não deixe o cachorro ficar muito tempo no quintal. Muitos estudos apóiam o fato de que os cães se entediam facilmente com o ambiente. Portanto, se você mantiver seu cão por muito tempo no quintal, mais cedo ou mais tarde ele encontrará maneiras de chegar a um novo local. Se ele não tiver acesso ao interior da sua casa em momentos como este, ele sempre tentará escalar a cerca.
Amarre o cachorro quando estiver fora de casa. Isso é verdade mesmo se alguém estiver supervisionando seu animal de estimação no quintal. Amarre-o até que o cão fique satisfeito em ficar no seu quintal e não tente mais escalar a cerca.
Mantenha seu cachorro entretido. Certifique-se sempre de que seu cão não fica entediado quando está no quintal. Caminhe com ele pelo menos uma ou duas vezes por dia durante 30 minutos. Dê a ele brinquedos com os quais ele possa brincar para mantê-lo ocupado enquanto estiver em casa.
Recompense o cão por não escalar a cerca. Se o seu cão ficar em casa, elogie-o ou dê-lhe alguma guloseima. Se ele tentar escalar a cerca, ordene-lhe que não o faça, mas não necessariamente o machuque.
Coordene com o resto de seus familiares. Se houver membros da família que incentivem seu cão a subir pela cerca, tudo o que você fizer para mantê-lo fora da cerca será inútil. Portanto, converse com todos e certifique-se de que todos entendam esta regra.
Não brinque ou treine-o perto da cerca. Não inclua pular ou escalar a cerca ao brincar e treinar seu cão. Se ele estiver acostumado com a ideia de escalar a cerca, será mais difícil impedi-lo de fazê-lo.
Não use objetos ásperos para impedir o seu animal de escalar a cerca. Hoje em dia, existem cercas elétricas e coleiras anti-choque, mas não é aconselhável usar essas coisas para o seu cão lhe ensinar uma lição. Isso pode não apenas machucar o cão fisicamente, mas também pode causar traumas, o que pode levar a problemas comportamentais para o cão.
Um cão pode naturalmente descobrir maneiras de como escalar a cerca da propriedade, mesmo que ninguém o ensine. No entanto, essa não é uma habilidade que você deva elogiar por ter. Muitos problemas podem esperar por seu cão no momento em que ele cruzar a cerca. Portanto, como um dono responsável, sempre certifique-se de evitar que seu cão pule a cerca, não importa o que aconteça.