Não haveria razão para a expressão "lutando como cães e gatos", a menos que cães e gatos realmente lutassem. Afinal, eles não são inimigos naturais? Mas nós, amantes de animais de estimação, muitas vezes gostamos de ambas as espécies e queremos adotar ambas em nossos lares. Você já viu vídeos na televisão de gatinhos fofos montados nas costas de um cachorro grande e cachorrinhos aninhados com uma gata, mas isso realmente acontece na vida real? Esta não é uma pergunta de sim ou não. É uma daquelas respostas "depende". A realidade é que alguns cães e gatos se dão muito bem ou, pelo menos, toleram uns aos outros sem brigar. Mas em alguns casos, 'simplesmente nunca vai funcionar e aquele cão em particular emparelhado com aquele gato em particular é uma combinação letal. Veja como impedir que seus cães e gatos briguem.
Passo 1
A maneira mais segura e fácil de iniciar um relacionamento entre cães e gatos é quando eles ainda são gatinhos e cachorros. Adquiri-los e apresentá-los um ao outro em uma idade jovem e ao mesmo tempo antes que alguém já dominasse a casa dá-lhes a oportunidade de se relacionarem. Quando você coloca as duas adoráveis criaturinhas juntas pela primeira vez, é necessário supervisioná-las de perto para observar como reagem uma à outra. O cachorro está assustando o gatinho e fazendo-o correr e pular no alto da prateleira do armário e se esconder?
Passo 2
Logisticamente, entretanto, geralmente há um animal de estimação já existente em casa quando o outro está sendo trazido para adicionar à família. Esta não é uma situação impossível de lidar; só leva um pouco mais de esforço e tempo. Você deve pensar na situação do ponto de vista do animal existente (seja o primeiro animal de estimação o gato ou o cachorro). Tudo o que ele entende é que seu território está sendo invadido e a atenção de seus donos está sendo dividida agora com outra criatura. Deixe o animal de estimação existente cheirar o novo antes de trazê-lo para dentro de casa. Você pode esfregar o novo gatinho ou cachorrinho com uma toalha ou escova e depois permitir que o cachorro ou gato existente cheire-o para que, quando o animal que pertence ao cheiro entrar na casa, já seja um cheiro familiar.Faça exatamente a mesma coisa esfregando um pano no animal existente e colocando-o na transportadora com o novo animal para que ele sinta o cheiro antes de entrar em sua casa.
Etapa 3
Algumas pessoas usaram a técnica de colocar cada animal nos lados opostos de uma porta fechada para ouvir e cheirar uns aos outros antes de se encontrarem. Outros permitem que o primeiro encontro dos dois animais seja um encontro cara a cara com um animal de estimação em um transportador e o outro em uma guia ou dispositivo de retenção. Depois que eles se “encontraram” através do transportador, abra a porta do transportador e deixe-os se encontrarem pessoalmente, enquanto observa de perto quaisquer sinais de agressão de qualquer um deles.
Passo 4
Algumas raças de cães são apenas conhecidas por não se darem bem com gatos. Entre eles estão Weimaraners, Greyhounds e Pitbulls. Mas é claro, sempre há aquela exceção em que seu animal de estimação Greyhound pode amar sua irmãzinha felina malhada. Lembre-se também de que, mesmo que o seu cão se dê bem com o seu gato, ele pode não gostar de outros gatos e ainda assim apresentar um comportamento predatório em relação aos gatos que não pertencem à família, caso um deles cruze seu caminho.
Novamente, a melhor coisa que você pode fazer é supervisionar os dois animais de estimação juntos por várias sessões antes de permitir que eles fiquem sozinhos juntos para garantir que nenhum deles esteja atacando o outro ou mostrando um comportamento agressivo. Tudo se resume ao temperamento e personalidade de cada cão e gato para saber se eles irão ou não desfrutar de um relacionamento harmonioso.