É realmente irritante quando você tem um cachorro que sempre late na porta. Seja um visitante, o entregador de pizza ou apenas sua esposa ou filhos voltando do trabalho ou da escola, os latidos parecem nunca parar. Pode ser muito frustrante, especialmente quando você não consegue controlar a atitude hiper e barulhenta de seu cão sempre que essa situação de porta acontece. No entanto, não desanime ao ver esse tipo de comportamento de seu animal de estimação. Existem certas maneiras que você pode fazer para acalmá-lo com sucesso, sem gritar com ele ou machucá-lo fisicamente. Continue lendo para aprender mais sobre como impedir que um cachorro latir na porta.
Configurando o plano. Encontre alguém que possa ajudá-lo a treinar seu cão. Pode ser um ente querido ou um amigo. Você estará reencenando uma situação de campainha batendo e tocando à sua porta e precisará que essa pessoa esteja do lado de fora e faça essa parte do cenário para você. Você não gostaria de treinar seu cão em um visitante real. Isso pode levar a resultados desastrosos.
Guloseimas e trela ao lado. Prepare um monte de guloseimas para cães (certifique-se de que é algo que seu cão adora) e uma guia. Coloque-o perto da porta, mas deve estar em um lugar onde esteja completamente fora do alcance de seu canino. Dessa forma, você pode obter as guloseimas rapidamente sempre que alguém estiver na porta.
Acalme-se. Antes de começar, defina sua mente e atitude. Você está prestes a criar uma interrupção positiva. Isso significa que gritos, palavras ásperas, tons de voz agudos, palmadas e garrafas de spray de água são completamente proibidos durante o curso desta sessão de treinamento. É muito importante que você seja paciente o tempo todo.
E a ação começa! Diga ao responsável do lado de fora da sua porta para aguardar o seu sinal antes de bater e tocar a campainha. Prepare-se com suas guloseimas e coloque seu cachorro na coleira. Faça o sinal. Quando seu cachorro começar a latir, diga "Silêncio" ou "Fique quieto" em um tom muito suave e lento. Isso distrairá seu filhote e parará de latir por uma fração de minuto. Aproveite isso dando guloseimas imediatamente ao seu cão, enquanto elogia e mantém o contato visual. Repita essa etapa até que seu cão pare de latir na porta, mas se concentre apenas em você e nas suas guloseimas.
A chave para treinar seu cão para não latir em sua porta é seguir consistentemente essas etapas muito eficazes. É muito importante que você faça isso sempre que ouvir alguém bater ou tocar a campainha. Certifique-se de sempre manter contato visual. Em vez de gritar, dê-lhe comandos com uma voz muito suave e lenta. Isso não o excitará e o som baixo da sua voz com certeza o distrairá dos gritos agudos da campainha ou das batidas rápidas de alguém. Continue fazendo isso todos os dias, mesmo quando seu cachorro já parou de latir na porta. Boa sorte e não esqueça de se divertir!