Como parar o comportamento agressivo do cão: Dicas de treinamento do cão?

O problema pode ser superado ou administrado
Em muitos casos, com consistência e ajuda de um profissional, o problema pode ser superado ou administrado.

Aprenda a livrar seu filhote desse mau comportamento canino

A maioria de nós que compartilhamos nossas vidas com cães os considera membros da família. Portanto, é extremamente difícil quando nosso companheiro de quatro patas exibe um comportamento agressivo. Embora a agressão seja um assunto complexo, existem várias etapas que podem ser executadas para aliviar o problema. Para conter essa característica e treinar seu animal para ser um melhor companheiro em geral, é necessário ter um programa consistente de treinamento de cães que você possa implementar a cada dia.

Experimente estas ideias para ajudar:

  1. Consulte seu veterinário. Se seu cão nunca mostrou nenhum sinal de agressão e de repente começar a rosnar, morder ou morder as pessoas, converse com seu veterinário. Esse tipo de mudança repentina de comportamento pode ser um sinal de um problema médico latente, como hipotireoidismo ou tumor cerebral. Depois que uma condição médica é tratada ou controlada com medicamentos, o comportamento do seu animal pode voltar ao normal.
  2. Consulte um treinador profissional ou comportamentalista. A agressão é um dos problemas mais difíceis de superar. Por causa de sua seriedade, sua melhor aposta é não tentar consertar sozinho. Peça a um profissional treinado para avaliar o comportamento do seu cão e planejar um curso de ação. O especialista também deve ser capaz de dizer como seu filhote ficou assim, para que você possa evitar que ocorra novamente.
  3. Determine as situações que provocam comportamento agressivo e evite-as sempre que possível. Existem várias razões pelas quais os cães exibem um comportamento agressivo, incluindo medo e territorialidade. Um passo importante para controlar o comportamento é saber o que o causa. Ele rosna e estala quando as pessoas se aproximam de sua tigela de comida? Ele tenta morder se seus pés são tocados? Ele rosna para estranhos que entram em sua casa? Saber o que desencadeia seu animal de estimação pode ajudá-lo a trabalhar com o treinador para decidir o melhor curso de ação e, enquanto isso, você pode simplesmente evitar situações que provoquem agressão.
  4. Crie um programa de modificação de comportamento. Novamente, isso não é algo que um proprietário deva fazer por conta própria, mas apenas com a ajuda de um especialista em comportamento ou treinador. Eles podem ajudá-lo a criar um programa usando métodos de treinamento de reforço positivo. Por exemplo, se o seu cão rosna um pouco quando você se aproxima da tigela de comida, seu treinador pode fazer com que você pratique aproximar-se da tigela vazia e colocar uma guloseima nela. Seu animal de estimação começará a aprender que, quando as pessoas se aproximam de sua tigela, coisas boas acontecem para ele. Você lentamente se aproximará enquanto ele está comendo. O ponto de partida para exercícios como este depende do grau de agressão exibido. A medicação também pode fazer parte do programa.
  5. Ser consistente. Uma das partes mais difíceis de trabalhar em um programa de modificação de comportamento é ser consistente. Seu cão aprenderá novos comportamentos somente se suas ações resultarem nas mesmas consequências todas as vezes.
    Não tente resolver os problemas de agressão sozinho - procure ajuda profissional
    Cuidado: Não tente resolver os problemas de agressão sozinho - procure ajuda profissional.
  6. Nunca puna seu animal de estimação por agir agressivamente. Existem dois problemas com isso: o primeiro é que a agressão gera agressão. Se você punir seu cão por morder você, ele pode sentir a necessidade de defender a si mesmo ou a seu território com uma mordida. O segundo problema é que muitas vezes punimos nossos cães por rosnar ou morder as pessoas. Concedido, esse é um comportamento indesejado, mas esses comportamentos também são uma indicação de que o animal se sente desconfortável em certas situações. Se alguém se aproximar e ele rosnar, geralmente a pessoa dará ouvidos ao aviso e recuará sem causar mais danos. Se você não permitir que ele dê um grunhido ou grunhido de advertência, é mais provável que ele simplesmente morda quando colocado em uma situação que o deixa desconfortável. É por isso que tantas pessoas relatam mordidas não provocadas. A mordida geralmente não é provocada; o cão simplesmente não tem meios de avisá-lo de que você está saindo da zona de conforto dele.
  7. Esteja preparado para pequenos passos. A agressão não é um problema que vai desaparecer durante a noite e pode nunca ser totalmente curado. Em vez disso, pode ser um problema que você aprende a administrar. Não é realista esperar ver grandes melhorias à vista, mas em muitos casos os proprietários que seguem esses programas acabam percebendo mudanças no comportamento agressivo ao longo do tempo.
  8. Tome medidas no início da vida do seu cão para evitar problemas de agressão mais tarde. Uma das melhores coisas que você pode fazer por seu cão é socializá-lo como um filhote. Os cães passam por um período crítico de desenvolvimento entre as idades de 8 e 16 semanas. Quanto mais novas pessoas e experiências ele puder ser exposto de maneira positiva durante esse período, menos provável será que ele aja agressivamente em novas situações posteriormente. Você também pode fazer um esforço durante esse período para acostumá-lo a ser abraçado e preparado enquanto recebe muitos elogios e guloseimas. Além disso, aproveite as oportunidades para colocar guloseimas especiais em sua tigela de comida enquanto ele está comendo e para oferecer guloseimas em troca de um osso ou outro brinquedo que ele esteja mastigando.
  9. Em casos de agressão grave, esteja preparado para o pior. Infelizmente, existem alguns cães que têm problemas de agressão que nem mesmo o melhor treinador consegue mudar. Nestes casos, o animal pode representar uma séria ameaça para você ou outros membros da família. Você pode ter que tomar uma decisão muito difícil e optar pela eutanásia neste caso.

A agressão é um assunto sério e complexo. Em muitos casos, com consistência e ajuda de um profissional, o problema pode ser superado ou administrado.

Artigos relacionados
  1. Como parar os problemas de comportamento do cão?
  2. Como parar seu cão de latir para estranhos?
  3. Como ensinar seu cachorro a dormir na cama?
  4. Como parar seu cão de implorar?
  5. Como ensinar seu cachorro a usar o penico em uma área do quintal?
  6. Como ensinar seu cachorro a andar em uma esteira?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail