Todos os cães precisam de um passeio todos os dias, mas às vezes o tempo não permite ou você simplesmente não tem tempo. Se você tem uma esteira em casa, ensinar seu cão a usá-la pode eliminar esses problemas e também reduzir os problemas de comportamento antes que eles aconteçam, mantendo o cão ativo e cansado. Com um pouco de prática e paciência, este pode ser um método de exercício fácil e à prova de intempéries para seu animal de estimação.
Passo 1
Se o seu cão não fica muito tempo na esteira enquanto corre, ele pode ficar com um pouco de medo no início. Coloque uma coleira no cachorro e leve-o para a área. (Não tente puxar o cão para a esteira ainda.) Leve-o a alguns metros da máquina, ligue-a e deixe-a correr por alguns minutos para que o cão se acostume com os sons que ela faz e perceba que não é prejudicial. Se ele tentar se afastar dele, gentilmente puxe-o de volta e sente-o. Faça isso periodicamente ao longo do dia, até que o cão comece a se sentir confortável perto dele. (Isso pode ser caracterizado pelo cachorro sentado ou deitado perto dele, ou ignorando-o completamente enquanto está correndo.)
Importante: fique calmo e não elogie o cão enquanto ele estiver se acostumando com o som e o movimento da esteira. Se ele estiver com um pouco de medo, você inadvertidamente o elogiará por ter medo disso. Guarde o elogio para o resultado final.
Passo 2
Quando sentir que o cão superou o medo de ficar perto dele, coloque-o de volta na coleira e leve-o suavemente para a esteira sem qualquer hesitação. Comporte-se como se fosse a coisa mais natural do mundo a se fazer. Tenha suas guloseimas favoritas à mão e coloque algumas na esteira da esteira para ele encontrar. Permita que ele fique na esteira por alguns minutos e coma suas guloseimas sem a máquina funcionando.
Etapa 3
Posicione-se na frente da esteira enquanto continua segurando a guia. Se ele não parecer estar com medo, segure a guia levemente e coloque a esteira na configuração mais baixa. Se o cão se debater ou protestar de alguma forma, pegue uma guloseima e segure-a na frente dele para distraí-lo e colocá-lo de volta na posição. Não deixe que ele coma a guloseima ainda, mas segure-a na frente de seu nariz. Quando você tiver certeza de que ele está focado na guloseima e caminhando confortavelmente em um ambiente lento, deixe-o ficar com o deleite.
Passo 4
Enquanto ainda segura a guia, comece a aumentar a velocidade lentamente. Continue caminhando com ele por alguns minutos (ou um pouco mais se ele parecer bem) em uma velocidade moderada enquanto segura outra guloseima. Então, muito gradualmente, desacelere a esteira até parar. Dê a ele o seu agrado, elogie-o e deixe-o sair da esteira. Repita esse processo todos os dias por uma semana ou mais, prolongando o tempo para alguns minutos ou mais a cada dia.
Quando ele parecer estar começando a pegar o jeito, solte a guia por curtos períodos. Se o cão se mover, segure a guia e reposicione-o com cuidado, mas continue tentando soltar a guia enquanto pratica. Aumente gradualmente até uma velocidade boa e confortável. Se, a qualquer momento, ele saltar, comece novamente a partir do passo 2.
Continue praticando e você será capaz de eliminar totalmente o uso da guia. Com um pouco de esforço, seu cão deve ser capaz de caminhar de 20 a 60 minutos por dia, dependendo de sua raça, tamanho e nível de energia. Este exercício requer paciência, mas ter um cão cansado e feliz vale bem o esforço.