Primeiro você ouve o rosnado. Então você vê os dentes à mostra. Você tem apenas um momento para decidir o que fazer. Naquele momento de hesitação, o cachorro salta e você sente a dor percorrendo seu corpo. Você foi mordido. O que agora? Siga as etapas abaixo se você se encontrar nesta situação difícil.
Passo 1
Obtenha informações. Se possível, obtenha o nome e as informações do cão em suas etiquetas de identificação. Isso o ajudará a determinar se o animal está em dia com sua vacina anti-rábica. Se você não se sentir mais ameaçado ou se tiver a ajuda de um amigo, tente segurar o cachorro. Claro, se você se sentir ameaçado, retire-se da situação imediatamente.
Passo 2
Fique calmo. Embora seja uma experiência traumática, você precisa respirar fundo e manter a calma para que possa avaliar o perigo para si mesmo e começar a administrar os cuidados.
Etapa 3
Aplique pressão na ferida. Se a mordida aconteceu abaixo do coração, eleve o corpo no local da ferida.
Passo 4
Limpe o local da ferida com água e sabão. Certifique-se de enxaguar completamente o sabão da ferida, pois pode causar irritação extrema. Você também pode tratar o ferimento com peróxido de hidrogênio.
Etapa 5
Aplique uma pomada antibiótica na ferida. Isso reduzirá o risco de infecção, bem como o risco de cicatrizes. Coloque um curativo limpo no topo da ferida.
Etapa 6
Fique de olho na ferida. Você deve estar atento a sinais de infecção, como vermelhidão, pus, inchaço ou sensação de calor.
Etapa 7
Visite seu médico. Isso é absolutamente necessário se você não conseguiu verificar se o cão foi vacinado contra a raiva ou não. Se você achar que o ferimento é superficial e tiver verificado que o cão foi devidamente vacinado, você pode optar por não ir ao médico. No entanto, se o cão perfurou sua pele ou criou uma lesão que pode exigir pontos, é melhor prevenir do que remediar.
Depois de ser mordido por um cachorro, é natural ficar com medo de outros cães. É muito importante se expor a muitos cães e tentar superar o medo. Também é uma boa ideia assistir a uma aula de obediência e aprender algumas táticas para lidar com essa situação, caso você se encontre novamente.