Um cachorro pode ser uma adição maravilhosa para sua família e, com sorte, você passará os próximos dez a quinze anos ou mais com seu companheiro canino. Lembre-se disso ao escolher seu cão. Reservar um tempo para encontrar o cão que melhor se adapta ao seu estilo de vida pode evitar muito estresse e dores de cabeça no futuro. Não há nada pior do que ficar emocionalmente ligado ao seu animal de estimação apenas para perceber que ele realmente não se encaixa na sua família. É uma das razões pelas quais os abrigos de nossa nação estão lotados de animais de estimação. Há várias coisas que você pode fazer para encontrar um cão que se tornará um membro amoroso de sua família.
Faça um balanço do seu estilo de vida. Pense nas coisas que acontecem em sua casa diariamente. Alguém fica em casa o dia todo ou a escola, o trabalho e outras atividades o mantêm longe de casa por oito horas ou mais? Os filhotes precisam de muita atenção e freqüentes intervalos para ir ao banheiro. Se alguém fica em casa o dia todo, ou você não fica fora por mais de três ou quatro horas, um filhote pode ser seu animal de estimação perfeito. Se, no entanto, ninguém fica em casa por mais de quatro horas por dia, é melhor para você um cão adulto.
Cachorro ativo começa a encontrar maneiras
É mais provável que sua família faça caminhadas no fim de semana ou assista a um filme? Cães ativos vão se dar muito melhor com uma família ativa que planeja levar seu cão para acampar ou em outros passeios de alta energia, e um filhote que é um verdadeiro viciado em televisão não ficará feliz em ser arrastado em sua caminhada de 16 quilômetros todos os sábados. Além disso, você não quer ter um cachorro com a intenção de mudar seu estilo de vida. Muitas pessoas saem e pegam cães de alta energia pensando que esta será uma ótima maneira de motivá-los a praticar corrida ou outra atividade. Normalmente, depois de alguns dias, o dono do cão reverte aos seus hábitos regulares, e o filhote ativo começa a encontrar maneiras de queimar o excesso de energia sozinho, geralmente fazendo coisas como mastigar a mesa da sala de jantar ou desenterrar os canteiros de flores. Será muito melhor comprar um cão que se encaixe em seu estilo de vida atual.
Pensar sobre o futuro. Se tudo correr como planejado, seu cão ficará com você por um bom tempo. Pense no que a próxima década de sua vida pode lhe reservar. Você está pensando em se mudar? Você vai ter filhos? Lembre-se dessas coisas ao escolher um cachorro. A mudança pode ser mais fácil se você tiver um cachorro de raça pequena, pois muitos apartamentos só permitem animais de estimação com um determinado peso. Adotar um cachorro que não é muito bom com crianças muito pequenas pode não parecer grande coisa se você não tiver filhos, mas o que acontecerá se você decidir ter um bebê daqui a alguns anos? Obviamente, você não pode prever tudo o que pode acontecer com você nos próximos dez anos ou mais, mas há algumas coisas que você pode considerar de antemão que o ajudarão a se certificar de que seu amigo de quatro patas se encaixará com sua família para o longo curso.
Faça sua pesquisa sobre raças de cães. Depois de pensar no seu estilo de vida e no futuro, você deve ter uma ideia de algumas das características que ajudarão seu cão a se encaixar em sua família. Raças específicas de cães são criadas para fins específicos, o que torna mais fácil prever certos traços de personalidade. Por exemplo, os Labradores são conhecidos por se comportarem como cachorros até a idade adulta. Para uma família ativa, eles podem se encaixar muito bem. Para uma família menos ativa, entretanto, suas travessuras podem ser exasperantes. Saber quais raças de cães funcionam melhor para seu estilo de vida pode ajudar a tornar sua escolha mais fácil.
Não se apaixone por um rosto bonito. Esta é uma armadilha muito comum em que as pessoas que procuram um cão caem. Você faz toda a sua pesquisa, sabe se um adulto ou um cachorrinho é o melhor para você, tem algumas raças em mente e então vê o cachorrinho mais fofo que já viu na vida. É fácil que todas as suas boas intenções caiam no esquecimento, mesmo que o cão seja exatamente o oposto do que você está procurando. Aguente firme. Por mais fofo que seja o cachorro, se a personalidade dele não combinar com o seu estilo de vida, você terá uma estrada difícil pela frente.
Se você está adotando um cão de um abrigo ou resgate, descubra se o dono anterior deu alguma informação sobre o cão e se a equipe faz algum tipo de avaliação comportamental. Saber como o cão se comportou na primeira casa é um bom indicador de como ele se comportará na sua. Lembre-se, entretanto, de que muitas pessoas que transformam um cachorro em um abrigo deixam de fora algumas coisas em uma tentativa equivocada de fazer com que o cachorro seja adotado rapidamente.
Uma avaliação comportamental feita por um funcionário experiente de um abrigo pode ser uma boa ferramenta para ajudá-lo a avaliar o temperamento de um cão também. Essas avaliações geralmente permitem que você saiba se o cão tem algum problema de agressão que possa ser um problema em sua casa. Eles também podem dar uma ideia de como o cão reagirá a estranhos, se ele teve algum treinamento anterior e se será ou não bom com crianças ou outros animais. Normalmente, vale a pena conversar com a equipe do abrigo sobre o cão em que você está interessado.
Se você estiver comprando um cachorro de um criador, pergunte sobre os pais. O ideal é que o criador tenha pelo menos um dos pais no local que você pode encontrar antes de comprar seu filhote. Se os pais forem amigáveis e acessíveis, é provável que seu cachorro também o seja. Além disso, pergunte onde os cães estão alojados e quanto contato eles têm com as pessoas a cada dia. Se o criador abrigar cães em canis externos, eles podem não ter muita socialização com as pessoas regularmente. Isso pode causar alguns problemas de temperamento se não for tratado imediatamente. Faça ao criador quantas perguntas você precisar para ter uma ideia do cão em que está interessado. Um criador respeitável vai querer ter certeza de que seus cães vão para as melhores casas possíveis e ficará feliz em responder suas perguntas. Se o criador parecer evasivo sobre qualquer coisa, tome cuidado ao comprar um cachorro dela.
Passe algum tempo com qualquer cachorro que você esteja pensando em adicionar à sua família antes de trazê-lo para casa. Planeje passar o máximo de tempo possível com o cão antes de oficializar as coisas. Esta é a melhor maneira de saber se você encontrou ou não quem combina com você.
Certifique-se de que todos na família concordam com o cachorro. Levar para casa um novo animal de estimação significa um período de adaptação para todos. Não torne a transição mais difícil do que o necessário levando para casa um cachorro indesejado por um ou mais membros da família.
Mesmo depois de encontrar o cão perfeito para sua família, lembre-se de que pode levar um mês ou mais para que todos se acostumem com a nova rotina. No entanto, se você seguir o conselho de escolher um cachorro para sua família e adicionar muito amor e um pouco de paciência, você terá tudo de que precisa para uma vida inteira de amor com a mais nova adição à sua família.