Esteja você adotando um cachorro da sociedade humanitária local ou comprando um filhote de um criador, você vai querer ter certeza de que seu novo animal de estimação é saudável. Há várias coisas que você pode fazer para garantir que o cão escolhido tenha boa saúde física e mental.
Procure secreção nos olhos e nariz. Uma secreção espessa e esverdeada dos olhos ou nariz de um cão pode ser um sintoma de várias doenças. Se o cão já foi examinado por um veterinário e está em tratamento para algo que pode ser facilmente curado, considere levá-lo para casa e terminar o tratamento. Se o criador ou equipe do abrigo não tiver certeza da causa desses sintomas, tome cuidado ao levá-lo para casa.
Verifique cuidadosamente o pelo e a pele de um cachorro. Um cão saudável deve ter uma pelagem brilhante, sem sinais de pulgas ou queda de cabelo. As pulgas são facilmente tratáveis, mas não algo que você queira levar para casa. A perda de cabelo pode ter várias causas, incluindo micose, sarna, problemas de tireoide e alergias. Algumas dessas condições são fáceis de tratar, mas outras requerem tratamentos prolongados ou medicação diária durante a vida do cão. Outros ainda são comunicáveis às pessoas. Se você não puder assumir esse tipo de responsabilidade, pode deixar de trazer um cachorro com esses sintomas para casa.
Examine as fezes do cachorro. Alguns parasitas são claramente visíveis nas fezes de um cão. Fezes com sangue ou amolecidas também podem ser um sintoma de parasitas intestinais ou outra condição médica. Os parasitas podem ser tratados facilmente com medicamentos anti-vermes, mas outras questões podem não ser tratadas de forma tão simples.
Fique atento para uma tosse seca e forte. Essa tosse, conhecida como tosse do canil, é comum entre cães de abrigo e cães de canil com outros cães. Ele pode ser resolvido com um curso de antibióticos. Se não for tratada, a tosse do canil pode se tornar mais séria.
Procure um cachorro alerta e interessado em brincar com você. Se um cão está letárgico ou sem resposta, pode haver uma condição médica subjacente. Muitas das condições que causam letargia em cães são doenças graves.
Pergunte ao criador ou ao pessoal do abrigo sobre o temperamento do cão. Existem alguns problemas comportamentais que um dono de cachorro inexperiente não deve tentar assumir. Se um cão mostrou sinais de agressão ou é conhecido por ter séria ansiedade de separação, você pode querer deixar este animal de estimação.
Veja os registros médicos do cachorro. Mesmo os cachorros jovens devem ser vacinados antes de irem para casa com você. Certifique-se de que qualquer cão ou filhote que você está pensando em levar para casa foi mantido atualizado sobre as vacinações de rotina e prevenção contra dirofilariose. Converse com seu veterinário sobre como deve ser o esquema de vacinação.
Descubra mais sobre garantias de saúde. Uma das primeiras paradas que você faz com um novo animal de estimação é no consultório do veterinário para um exame físico completo. Antes de comprar ou adotar um cão, descubra quais são as suas opções caso o cão apresente uma condição que requeira atenção médica.
Levar para casa um novo cachorro ou filhote significa muitas mudanças em sua rotina. Todo novo dono de animal deve esperar um período de adaptação. As coisas correrão muito mais suavemente se o cão que você escolher for saudável. Embora ninguém possa garantir com certeza absoluta que seu animal de estimação não terá nenhum problema de saúde, tomar as precauções acima pode ajudar.
Cuidado:
Obtenha uma garantia de saúde antes de comprar ou adotar um cão.