Se você já tem um cachorro, considere adicionar um segundo cachorro à sua família. Se for esse o caso, você deve estar ciente de que há algumas considerações especiais ao adotar um segundo cão. Você pode estar pensando em adicionar outro cão à família para fazer companhia ao seu primeiro cão ou simplesmente para ter outro animal de estimação para amar. Em ambos os casos, você deve tomar cuidado para garantir que seu segundo cão seja adequado para sua família, incluindo seu cão atual.
Se você planeja comprar ou adotar seu segundo cão, as etapas a seguir o ajudarão a tornar o processo mais simples:
Considere cuidadosamente suas razões para adicionar um segundo cão à casa. Um segundo cão pode ser um companheiro maravilhoso para o seu cão original, mas não é realista esperar que os dois cães se mantenham entretidos. Eles podem gostar de brincar juntos, mas se você estiver firmemente estabelecido como o alfa, ambos ainda vão buscar sua atenção e exigir muito de seu tempo e energia.
Também é importante considerar o gasto adicional de um segundo cão. O orçamento para comida, brinquedos, guloseimas e despesas médicas aumentará com a adição de um segundo cão.
É importante treinar totalmente seu primeiro cão antes de adotar um segundo. Tentar treinar dois cães ao mesmo tempo pode ser bastante difícil. No entanto, se seu primeiro cão já foi treinado, ele pode ser útil no treinamento do segundo cão, pois o novo cão pode aprender pelos exemplos dados por seu primeiro cão.
O sexo do seu segundo cão é muito importante. Se você já tem um homem, será mais fácil adicionar uma mulher à família. Da mesma forma, se você tiver uma mulher, adicionar um homem é uma boa ideia. Também é uma boa idéia garantir que seu cão atual seja esterilizado ou castrado e adotar ou comprar um segundo cão que já foi esterilizado ou castrado. Os cães do mesmo sexo tendem a brigar com frequência e os problemas podem ser agravados se os cães estiverem intactos.
A idade do seu segundo cão também deve ser considerada. Um cão mais novo é sempre uma boa escolha. Cães com aproximadamente a mesma idade têm maior probabilidade de brigar, enquanto a adição de um segundo cão mais velho também pode resultar em complicações. No entanto, também é importante considerar o temperamento do seu cão. Se o seu cão residente não é tolerante com o comportamento e a exuberância de um filhote, vale a pena adicionar à família um cão fora da fase de filhote.
Selecionar uma raça comparável também é importante. Por exemplo, um cão enérgico como um Border Collie não deve ser adicionado à família, a menos que o cão residente também seja enérgico e os membros da família estejam dispostos a passar o tempo adequado exercitando os cães.
Antes de adicionar um segundo cão à sua casa, é importante apresentar o novo cão ao cão residente em um local neutro. Isso evitará combates territoriais.
Ao apresentar os cães em casa, faça-o com cuidado primeiro na coleira. Em seguida, coloque seu cão residente no canil e permita que ele explore a casa. Em seguida, coloque o novo cão no canil e permita que o cão residente explore e sinta o cheiro do novo cão. Isso ajudará a garantir que eles se conheçam e sejam mais tolerantes uns com os outros quando se encontrarem sem coleira.
Depois de adicionar um novo cão à sua casa, aguarde algumas semanas para que os cães se adaptem uns aos outros. Durante este tempo, não os deixe juntos sem supervisão. Quando você sair, é uma boa ideia colocar um deles ou os dois para evitar brigas quando você não estiver em casa.