Existem muitas coisas que os cães fazem que nos lembram que eles são mais do que apenas animais em nossa casa. Eles definitivamente fazem parte de nossas famílias e nos mostram isso com muitos de seus comportamentos. No entanto, esses comportamentos nem sempre são positivos.
Quinze por cento
Afinal, os cães são animais de carga. Eles só querem estar com sua família, pois os vêem como sua matilha. Às vezes, os cães se comportam tão mal quando saímos de casa, sabemos que eles estão chateados com a nossa partida. Com dez a quinze por cento dos cães sofrendo de ansiedade de separação, você não precisa aturar um cachorro triste e uma casa destruída. Aqui estão algumas coisas para tentar ajudar seu cão a se ajustar à situação... e evitar que sua casa seja destruída no processo.
Às vezes, a ansiedade de separação de um cachorro pode ser causada por uma mudança repentina em sua vida familiar. A morte de outro animal de estimação, uma mudança, alguém se afastando. Realmente não é preciso muito para atrapalhar a vida de um cachorro. Se esse comportamento parecer surgir de repente, dê uma olhada na situação de sua família dentro e ao redor de sua casa e veja se houve uma grande mudança à qual seu cão está reagindo. O cachorro está sozinho e não entende a mudança.
A primeira coisa a lembrar é que você não pode ficar com raiva de seu cão. Isso só vai confundir o processo para eles. Eles estão reagindo dessa maneira para dizer que sentem sua falta. Puni-los fará com que pensem que é errado querer estar com você. A ansiedade se tornará pior do que era originalmente, à medida que eles começarem a se preocupar mais, e você terminará com um problema maior do que o que começou.
Uma coisa importante que você precisa ensinar a seu cão é que você voltará. Depois que você sair dessa porta, não será a última vez que ele o verá. Pratique "sentar" e "ficar" com seu animal de estimação e, ao fazer isso, desloque-se para diferentes lugares da casa. Quando você voltar e descobrir que ele ficou parado, dê a ele um agrado, uma recompensa por saber que você voltaria. Aumente gradualmente, saindo de casa por alguns minutos de cada vez e, eventualmente, estendendo -o por períodos ainda mais longos.
Você também pode precisar mudar sua rotina diária. Todo mundo passa por uma situação difícil, e as coisas que fazemos antes de sair de casa geralmente são as mesmas. Quer seja escovar o cabelo antes de sairmos, pegar nossas chaves ou calçar os sapatos, os cães percebem isso. E depois que eles notam seu padrão, a ansiedade começa. Se você mudar sua rotina, eles não perceberão que você está indo embora.
Outra ideia é deixar seu cão com algo para ocupar seu tempo enquanto você estiver fora, para que ele tenha algo a fazer além de simplesmente esperar e ficar mais ansioso. Couro cru ou um brinquedo kong com comida escondida são distrações excelentes para um cão. Ele ainda sentirá sua falta, mas será muito mais suportável para ele.
Também existem medicamentos feitos para cães que têm essa ansiedade de separação, se os métodos acima não funcionarem. Pergunte ao seu veterinário sobre Clomicalm. Não é um calmante, mas sim uma droga que acalma a ansiedade. A esperança é que, com o tempo, o cão fique mais calmo em relação ao processo e você possa gradualmente parar de usá-lo.
Como donos, podemos ficar com raiva e frustrados quando nossos cães agem mal enquanto estamos fora. É muito importante lembrar que eles só estão fazendo isso porque nos amam e querem estar conosco. Se você manter isso em mente, ajudará mais do que qualquer outra coisa.
Dicas rápidas:
Sempre verifique primeiro com seu veterinário, pois ele pode ter sugestões específicas para tentar para seu cão.
Se você está trabalhando com seu animal de estimação e ele parece ficar ainda mais ansioso, você pode estar pressionando-o um pouco demais.