O dachshund ou "cão salsicha" é um cão pequeno que dá um excelente animal de estimação. Estes cães ativos e amigáveis gostam de ser uma festa em família. Veja como selecionar um bassê:
Entenda seu temperamento. Um bassê ficará sozinho rapidamente se for deixado por si mesmo e prefere estar com a família, onde pode receber bastante atenção. Se você ficar fora o dia todo, um bassê pode não ser a raça certa para você. Dachshunds não precisam de um quintal, mas precisam de uma caminhada diária. Eles geralmente são amigáveis com adultos e outros animais de estimação, mas podem não ser a melhor escolha com crianças pequenas. Dachshunds geralmente não são bons cães de guarda, mas adoram latir alto.
Considere suas opções. Se você não está definido como um bassê de raça pura com papéis, considere resgatar um cachorro da sociedade humana. Outra opção é o resgate específico da raça, que só aceita cães de uma determinada raça. Se você está decidido a ter um cão de raça pura ou deseja mostrá-lo, procure criadores de dachshund, mas saiba que é muito mais caro selecionar um dachshund de um criador.
Criadores de pesquisa. Se você optar por selecionar um dachshund de um criador, entre em contato com organizações relacionadas a cães para descobrir quais criadores de dachshund são considerados confiáveis. Um bassê de raça pura muitas vezes pode custar mais de mil dólares, e muitos criadores inescrupulosos só estão nisso pelo dinheiro. Procure afiliação a um clube da raça e referências dos donos de seus filhotes de ninhadas anteriores.
Decida que tipo de bassê você deseja. A raça vem em dois tamanhos, padrão e miniatura. Os padrões crescem entre 14 e 46 centímetros e devem pesar de 18 a 9 kg. Os bassês diminutos terão cerca de 36 centímetros e 10 ou 5 kg. Existem três tipos de pelagem (lisa, de pêlo duro e de pêlo comprido). O casaco pode vir em uma variedade de cores.
Pergunte sobre a saúde do cachorro. Certifique-se de que o criador escolhido selecione cuidadosamente os pares reprodutores com base em sua saúde. Dachshunds são propensos a certas condições de saúde, como obesidade, doenças cardíacas e problemas de disco espinhal, às vezes conhecidos como paralisia de Dachshund; pergunte sobre a triagem de saúde que o criador fez. Cães mal criados são mais suscetíveis a esses problemas, que são principalmente hereditários.
Inspecione o bassê fisicamente. O corpo do cão deve ser sólido, musculoso e caído no chão. Particularmente ao inspecionar um dachshund adulto, observe se há problemas de peso, pois a raça está sujeita à obesidade se sua ingestão de alimentos não for observada. Aqueles com uma pelagem manchada são propensos a surdez e cegueira, portanto, raramente são encontrados com criadores de renome. Se um criador tiver uma ninhada de bassês manchados, tome cuidado.
Dachshunds são animais de estimação divertidos e amorosos, mas se você quer que seu cão não tenha problemas de saúde, é importante que você selecione um dachshund de um resgate ou de um criador de boa reputação. Depois de levar seu bassê para casa, os cuidados adequados podem garantir que seu cão tenha uma vida longa com você.