Muitos cães mais velhos se parecem com seus mestres humanos no que diz respeito à saúde. À medida que envelhecem, desenvolvem artrite. A artrite em caninos é uma doença degenerativa caracterizada por rigidez e dor nos músculos e articulações. Qualquer cão com mais de 10 anos é um provável candidato à artrite.
As articulações sofrem desgaste contínuo
Os cães inativos e os que estão acima do peso têm ainda mais probabilidade de desenvolver artrite na idade avançada, pois suas articulações sofrem desgaste contínuo. Embora a artrite seja vista mais comumente em cães geriátricos, os cães mais jovens podem ser afetados por ela se sofrerem de displasia de quadril. Certas infecções e doenças sofridas por cães em sua juventude podem levar à artrite.
A artrite mais comum em cães é a osteoartrite, causada pela perda de flexibilidade da cartilagem devido ao uso excessivo. A artrite pode causar tanta dor a um cão que ele se torna letárgico. Porque nosso melhor amigo não pode dizer, ei, estou sofrendo; cabe a nós tentar torná-los o mais confortável e livre de dor possível.
Tanto quanto possível, exercícios suaves e regulares são essenciais para qualquer cão que sofra de artrite, pois o movimento ajuda a estimular a lubrificação dos fluidos nas articulações do cão. A natação é um excelente exercício para cães com artrite e a maioria dos cães adora água, mas certifique-se de equipar seu cão com um colete salva-vidas para segurança.
Cama especial ortopédica para cães
Considere comprar para seu cão uma cama ortopédica especial que torne mais fácil para ele se levantar de uma posição deitada. A construção especial desta cama também ajuda a aliviar a pressão nas articulações do cão e torna o seu sono mais confortável. Certifique-se de erguer tigelas de água e tigelas de alimentação do chão para que seu cão não tenha que abaixar a cabeça e comer ou beber em uma posição desconfortável. Se você notar que seus cães têm dificuldade para subir escadas ou pular para o lugar favorito dele na cama, considere a instalação de rampas que permitam um acesso mais fácil a ele.
Cães com artrite podem ser mais sensíveis ao frio, portanto, certifique-se de usar um suéter ao fazer caminhadas em clima frio ou com neve. Mude de uma coleira normal para uma coleira de cachorro ao caminhar para que haja menos estresse nas articulações e músculos do seu cão.
Pergunte ao seu veterinário se a medicação pode ajudar a aliviar o desconforto do seu cão. E o mais importante, seja gentil e paciente ao lidar com um cão com artrite. Lembre-se, assim como você, eles estão fazendo o melhor que podem.