Os pés de um cachorro são tão importantes quanto o resto de seu corpo. Suas patas carregam todo o seu peso e o conduzem aos lugares que deseja ir. Cuidar de suas patas faz parte de sua responsabilidade como dono e companheiro canino.
Embora as patas do seu cão sejam duras e resistentes, elas ainda estão sujeitas a irritações e lesões. Verificar suas patas deve fazer parte de sua rotina de escovação. Aqui estão algumas dicas para manter as patas do seu cão saudáveis:
Lave ou limpe as patas do seu cão com um pano úmido antes de dormir ou quando perceber que estão sujas.
Corte as unhas do seu cão com um cortador de unhas de boa qualidade da loja de animais. Nunca use cortadores de unha destinados a humanos. Corte apenas antes do sabugo (parte rosada da unha) para evitar sangramento. Use pó hemostático em caso de sangramento.
Mancar, lamber excessivamente e favorecer uma perna são sinais seguros de que há algo incomodando seu cão em relação à pata. Verifique suas patas imediatamente.
Use uma pinça para retirar objetos estranhos que encontrar em suas patas, como lascas, adesivos, pequenas pedras, brocas e rabos de raposa. Lama seca e outras sujeiras também podem se alojar em suas patas. Apare um pouco do pelo da pata, se necessário.
Lave as patas do seu cão com sabonete antibacteriano se notar pequenos cortes ou escoriações. Você deve envolver a pata por um ou dois dias com um curativo leve para que nenhuma infecção se instale. Certifique-se de limpar a ferida uma vez por dia. Para lacerações, perfurações ou sangramento excessivo, leve seu amigo canino ao veterinário imediatamente para a medicação e cuidados adequados. Se o seu veterinário cobrir a pata com uma bandagem, certifique-se de trocar a bandagem quando molhada. Seu veterinário pode exigir que seu cão use uma coleira elizabetana para impedi-lo de lamber a pata. Certifique-se de que o colar está seguro e não muito apertado. Se a ferida não cicatrizar após alguns dias, consulte o veterinário novamente.
Caminhar ou correr na calçada ou na areia quente pode desgastar as almofadas das patas do seu cão. O pavimento quente pode causar queimaduras nas patas, por isso evite passear com ele durante a parte mais quente do dia. Se você notar uma mancha vermelha ulcerada ou uma aba solta da almofada do pé, limpe a área com um produto antibacteriano. Cubra sua pata com bandagem.
Leve seu cão ao veterinário imediatamente se você observar qualquer pus ou outros problemas médicos incomuns nas patas do seu cão. O cheiro desagradável que emana de um par de patas limpo também deve justificar uma visita ao veterinário.
Hidrate as almofadas das patas rachadas com cremes especiais formulados para cães. Nunca use hidratantes para humanos. Peça ao seu veterinário recomendações.
Dono de cachorro responsável
Infelizmente, os cães não podem dizer a seus humanos quando sentem dor ou desconforto nas patas. Como um dono responsável, você deve observar atentamente seu cão em busca de sinais de cortes, lacerações, pus, objetos estranhos e outros problemas relacionados às patas. Almofadas descoloridas, claudicação, sangramento, lambedura obsessiva e excessiva da pata são sinais de alerta. Contate seu veterinário para obter conselhos.
É divertido fazer longas caminhadas com seu cachorro ou brincar com o Frisbee ou seu brinquedo favorito no parque. Você só pode continuar a fazer essas atividades divertidas se as patas do seu cão estiverem sempre saudáveis e sem ferimentos. Cuide das patas do seu cão para que você possa se divertir com o cão!