Se você tem um cachorro, notará que, em um ponto ou outro, ele terá alguns arranhões que o deixarão ferido. Em alguns casos, os cães simplesmente começam a mexer no corpo, coçar e lamber até que o ferimento comece a se desenvolver. Para prevenir infecções e facilitar a cicatrização da ferida, você deve limpar a ferida de um cão seguindo as etapas a seguir.
Remova o cabelo. Comece removendo o cabelo ao redor da ferida. Você pode usar uma tesoura para aparar o cabelo ou alguma ferramenta de barbear. Remover o cabelo permitirá que você se concentre nas feridas do cão e tornará mais fácil mantê-las limpas. Além disso, cabelos soltos podem entrar na ferida e agravar ainda mais a situação.
Banho inteiro
Limpando a ferida. Após a remoção do cabelo, limpe a ferida com água e sabão e bastante água. Você pode dar ao cão um banho inteiro enquanto limpa a ferida, o que será mais conveniente para você e para o cão. Além disso, é melhor limpar também o comprimento do corpo do cão, pois evita que sujeira, bactérias e infecções se propaguem para o ferimento.
Seco. Após dar banho no cachorro e limpar a ferida com água morna e sabão, você deve secar o cachorro com um pedaço de toalha limpa. Alguns proprietários usam secadores de cabelo para manter o pelo do cachorro seco. No entanto, certifique-se de não focalizar o secador diretamente na ferida, que pode ser muito dolorosa para o cão. Em vez disso, use uma toalha e seque. Não esfregue com muita força, pois pode machucar o cão também.
Cotonete
Adicione anti-séptico. Para remover as bactérias que já estão presentes na ferida, você deve usar um anti-séptico. O álcool deve ser evitado o máximo possível, pois é muito doloroso e pode fazer seu cachorro morder você. Em vez disso, compre um pouco de peróxido de hidrogênio e use-o para limpar a ferida. Adicione bastante água oxigenada até notar que a ferida parou de borbulhar. Use um cotonete para aplicar o peróxido.
Adicione uma pomada antibacteriana. Depois, compre uma pomada antibacteriana que foi projetada especificamente para o cão. Isso é crucial para manter as bactérias afastadas. O peróxido de hidrogênio só mata os germes que são reenviados enquanto a solução estiver presente. Assim que o peróxido seca, as bactérias podem entrar novamente na ferida. A pomada antibacteriana irá prevenir isso. Se o cachorro lamber as feridas, você pode aplicar Ecollor para evitar que ele lamba.
Aplique conforme necessário. Deve-se aplicar a pomada antibacteriana duas ou três vezes ao dia, ou dependendo da embalagem da pomada. Faça isso até que a ferida esteja totalmente curada e o cão não lamba mais a ferida. Para feridas de cães muito grandes, você também deve aplicar um curativo. Mantenha o cachorro dentro de casa para que você possa monitorar seus movimentos e impedi-lo de tirar o curativo.
É mais fácil fazer seu cão se recuperar quando você sabe como limpar as feridas dele. Por meio dessa etapa fácil, você deve ser capaz de fazer exatamente isso.