Como detectar e prevenir inchaço e torção em cães?
Dr. Agostinho Roque de Aguiar
• 3 min de leitura
A torção gástrica também é comumente conhecida como inchaço. Em cães, o inchaço é o resultado de muito líquido ou gás em seus estômagos. Se o estômago do cão gira parcialmente, isso é considerado uma forma mais grave de torção gástrica; pode fazer com que o cão fique muito angustiado e apresente sintomas semelhantes aos de choque, como respiração rápida, gengivas pálidas e inconsciência.
Se o seu cão estiver inchado, sua barriga ficará visivelmente inchada, ele babará muito e poderá tentar vomitar, mas não sairá nada. Em cães, o inchaço e a torção gástrica são condições graves e podem ser fatais. Se você acha que seu cão está sofrendo de inchaço ou torção gástrica, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
Para evitar inchaço ou torção gástrica em seu cão, tente as seguintes soluções:
Alimente seu cachorro com iogurte. O iogurte mantém uma colônia saudável de bactérias boas no trato digestivo do seu cão; isso evitará que gases que causam inchaço se acumulem no estômago do cão. As boas bactérias do iogurte ajudam a digerir os alimentos de maneira adequada. Para cães com peso superior a 7 kg, dê meia colher de chá de iogurte natural de cultura viva uma vez por dia. Para cães com peso inferior a 7 kg, dê entre 0,25 colher de chá e 0,5 colher de chá por dia.
No início dos sintomas de inchaço, se o seu cão ainda conseguir arrotar ou vomitar, dê a ele Mylanta. Os cães pequenos levarão 6 gramas, os cães de tamanho médio devem receber 8 gramas e os cães grandes terão 12 gramas. Leve seu cão para uma caminhada lenta e fácil depois de administrar Mylanta até que o inchaço seja aliviado. Contate seu veterinário.
Se seu cão tem tendência a engolir suas refeições, isso aumentará suas chances de desenvolver desconforto gástrico. Para evitar inchaço e torção gástrica em um cão que se alimenta muito rapidamente, divida suas refeições. É melhor alimentar seu cão com duas refeições menores, duas vezes ao dia, em vez de uma refeição grande. Além disso, evite que seu cão se exercite e brinque por duas horas após comer. Também é uma boa ideia esperar uma hora antes de alimentar seu cão, se ele estiver brincando ou se exercitando muito.
Considere mudar a comida do seu cão para úmida ou semi-úmida em vez de ração seca. A ração seca absorve muito mais água quando está no estômago do cão, causando inchaço. Para evitar inchaço e torção gástrica, molhe a ração seca com água e deixe repousar alguns minutos antes de permitir que o cão coma.
Compre enzimas digestivas em uma loja de animais para ajudar a melhorar a digestão do seu cão. Siga as instruções do rótulo.
Às vezes, os cães devoram sua comida porque temem que outros animais de estimação roubem sua comida. Certifique-se de alimentar seu cão onde ele possa comer em um ambiente tranquilo e não ameaçador.
Prepare uma xícara de chá de camomila para seu cão. Esta erva ajuda a prevenir o inchaço e a torção. Depois de preparar o chá, deixe esfriar até a temperatura ambiente. Cães com peso inferior a 7 kg devem receber 0,5 colher de chá de chá por dia, e cães com mais de 7 kg receberão uma colher de chá por dia. Misture o chá na comida do seu cão ou administre-o pela boca com uma seringa.