Para alguns cães, cocô de gato em uma caixa de areia pode ser um pedaço saboroso ao qual eles não podem resistir. Como os gatos são carnívoros, eles têm mais proteína em sua alimentação. O cheiro de pedaços pós-digeridos é certamente tentador para os cães. Para garantir que seu cão não adquira o hábito de forragear a caixa de areia e comer cocô de gato, você pode proteger sua caixa de areia para cães.
Restrinja o acesso do seu cão à caixa de areia do gato colocando-a atrás de portas fechadas e fornecendo um pequeno corte na parte inferior da porta para permitir que o gato entre e saia, mas pequeno o suficiente para impedir o cão de enfiar a cabeça pela abertura.
Pegue uma caixa sanitária com uma pequena abertura para deter um cão curioso. O gato pode entrar na caixa de areia subindo uma escada e por uma abertura na parte superior e a caixa de areia na parte inferior.
Existem caixas sanitárias especialmente concebidas com duas camadas. O gato deve entrar pela abertura na camada superior e descer até a camada inferior onde está localizada a caixa sanitária.
Aproveite a habilidade de um gato de escalar. Se você tiver cães menores, coloque a caixa sanitária no alto de uma mesa ou balcão que os cães pequenos não possam alcançar. Seu amado felino pode facilmente obter acesso à caixa de areia, mesmo se colocada em um suporte alto.
Use um portão para bebês para isolar a caixa de areia e impedir o cão de alcançá-la. Certifique-se de que o portão do bebê é alto o suficiente para que o cão não possa pular por cima dele.
Existem também acessórios especiais que você pode adicionar à caixa de areia. Um é um túnel que é longo e pequeno o suficiente para a cabeça do cão caber nele. Isso impedirá efetivamente que o cão alcance o conteúdo da caixa sanitária.
Pegue uma caixa de areia autolimpante. O dispositivo pode remover o cocô do gato antes que o cão tenha a chance de pegá-lo.
Use um armário com espaço para colocar a caixa de areia no chão. Certifique-se de que não há problema em deixar a porta do armário entreaberta. A abertura deve ser grande o suficiente para o gato entrar e sair. Fixe a porta para que seu cão não possa empurrá-la. Use um batente de borracha para que a porta do armário chegue ao chão. Você também pode usar um gancho e um olho longo o suficiente para manter a porta entreaberta para permitir a entrada do gato e para manter a porta do armário parada.
Mantenha a caixa sanitária limpa. Remova cocô de gato o mais rápido possível para garantir que a tentação pelo seu cão seja removida. Isso também impedirá que outros insetos invadam a caixa de areia e espalhem o odor dentro do armário.
Faça uma cobertura para a caixa de areia. Construa um pequeno galpão com quatro lados fechados. Corte pequenos orifícios na parte superior para fornecer ventilação. Corte uma entrada redonda de um lado. Certifique-se de que seja grande o suficiente para o gato entrar e sair facilmente, mas não grande o suficiente para que a cabeça do cão passe e alcance a caixa de areia. Construa-o com algum material pesado que tornará difícil para o cão tombar. Você também pode fazer um alçapão em vez de cortar uma abertura redonda em um dos lados do galpão. Certifique-se de que é profundo o suficiente para dar ao seu gato algum espaço para se mover.
A compra de uma caixa de areia e uma proteção para cães acarreta despesas adicionais. Antes de sair e comprar uma caixa sanitária, certifique-se de que seu amigo felino a usará com certeza. Faça um teste com uma bandeja de alumínio cheia de areia e coloque-a no fundo de uma caixa grande. Se o seu gato estiver disposto a usá-lo, você certamente poderá comprar uma caixa sanitária para ele.