Ter um cão de estimação, especialmente o de raça pura, requer muita manutenção e cuidados. Você vai querer saber o máximo possível sobre este cão. Se você for um daqueles entusiastas hardcore de cães, pode até ser bastante interessante descobrir mais sobre a história da família de seu companheiro canino. Embora seja quase impossível sentar-se com seu cão e começar a entrevistá-lo, você pode obter muitas informações com uma amostra de DNA das amostras de sangue do próprio cão. Isso é usado principalmente nos casos em que o proprietário deseja descobrir o máximo possível sobre seu animal de estimação.
O DNA fornece a planta de todo o organismo. O que está contido no DNA permite que o corpo saiba quais características expressar e quais características devem ser eliminadas nas gerações futuras. Por meio de testes de DNA, os donos de animais são agora capazes de descobrir sobre o temperamento, a qualidade e até mesmo os roedores do animal de estimação. Estes são usados em casos de pais contestados dos cachorros. O DNA também pode ajudar a determinar o temperamento do seu cão, bem como identificar quaisquer possíveis defeitos congênitos e inatos na estrutura óssea, metabolismo, comportamento, etc.
Como acontece com todos os mamíferos, o DNA de seu companheiro canino peludo vem de maneira diplóide. Em termos leigos, isso significa simplesmente que metade do DNA cromossômico vem da mãe (contribuição dos óvulos dos ovários maternos) e a outra metade, homóloga, vem do pai (contribuída, por sua vez, pelos espermatozoides do testículos da mãe). O teste de DNA pode demonstrar o DNA materno e paterno, mas a linhagem pode ser melhor testada por meio do DNA mitocondrial materno, que é transmitido inalterado da mãe para todos os seus descendentes.
Você pode começar pedindo um kit pronto para usar online. Existem várias lojas que podem enviar esses kits de teste de DNA para sua casa. Para começar, basta uma rápida pesquisa no Google por kits de teste de DNA para cães. Normalmente, esses kits de teste são encontrados em uma faixa de preço entre 75€ e até 150€. Isso, é claro, sem incluir quaisquer taxas adicionais ou taxas profissionais que seu veterinário possa decidir cobrar pela interpretação dos resultados.
Você terá que coletar uma amostra de sangue de seu animal de estimação para obter DNA suficiente para o teste. A menos que você tenha experiência em extração de sangue, é melhor deixar esta etapa para o seu veterinário. Eles precisam de pelo menos 1mL de sangue para uma amostra suficiente, no entanto, é melhor obter pelo menos 2mL para ter certeza. Após a extração, esta amostra de sangue deve ser colocada dentro do tubo anticoagulante especial. Este tubo deve ser virado de cabeça para baixo várias vezes para misturar, a fim de evitar a coagulação.
Siga as instruções da embalagem quanto ao envio ao laboratório para análise. Seus resultados serão publicados em alguns dias a meses, dependendo da velocidade e eficiência do laboratório para o qual você o enviar.
Você pode ter que esperar vários dias, então continue checando seu e-mail e correio de voz para alertas sobre os resultados do teste de DNA. Certifique-se sempre de deixar um número de contato que possa ser facilmente alcançado caso os resultados apareçam.