Todos os cães precisam de exercício, mesmo os cães mais velhos. Muitas pessoas pensam que cachorros velhos adoram ficar parados porque geralmente são vistos apenas deitados em seu espaço. A verdade é que eles não são preguiçosos. Eles só precisam ser encorajados a fazer exercícios. Pior, a ociosidade às vezes é um sinal de que seu cão está machucado nos pés. A maioria dos cães idosos sofre de problemas nas pernas, como pernas traseiras e pernas fracas. Eles podem ser tratados passeando com o cachorro velho.
Você pode fazer algo para ajudar seu cachorro velho a andar com as dicas abaixo:
Verifique com o veterinário. Se você suspeita que seu cão está sofrendo de dores físicas, é melhor deixar o veterinário examiná-lo. Não tente passear com seu cachorro velho sem ver um veterinário. Fazer isso só pode piorar sua condição, supondo que ele esteja sofrendo de uma lesão na perna. Visitar o veterinário não será uma perda de tempo e dinheiro, mesmo que o cão não tenha nenhum ferimento. Os veterinários podem fornecer um guia adequado sobre como ajudar seu cão idoso a andar, com base no que o animal pode fazer com sua idade e condição.
Coloque uma coleira em volta do cachorro. Isto é, se o animal estiver acostumado a ter uma coleira no pescoço sempre que você o leva para passear. Mesmo se não, ainda é uma boa ideia usar uma guia. Isso permite que você controle a direção e a velocidade do cão ao caminhar.
Ajuste-se a um cão lento. A maioria dos cães velhos não consegue andar tão rápido quanto antes. A artrite é uma das razões. Se o seu cão parece andar muito devagar, ajuste-se à velocidade. Além disso, o animal não pode alcançá-lo se você andar normalmente ou muito rápido.
Andar vagarosamente. Mesmo que o cão possa andar rápido, ainda é mais sensato andar devagar. Claro, seu cão pode andar rápido, mas muita pressão sobre os pés pode deixá-los doloridos.
Traga guloseimas. Ajudar um cachorro velho a caminhar é como treiná-lo para fazer algo que deveria fazer - andar devagar. E se ele fez isso corretamente, dê-lhe uma guloseima, como você fazia quando era mais jovem.
Não desista do seu cachorro. Caminhar pode ser um pouco doloroso para o cão. Mas isso não significa que você deve deixar seu animal de estimação ficar sentado na cama o dia todo. Deixá-lo passar o dia sem fazer exercícios é a pior coisa que você pode fazer.
Planeje o cronograma de caminhada perfeito. Idealmente, os cães velhos devem caminhar cerca de 30 minutos todos os dias. Se seu animal de estimação se cansa facilmente, reduza o tempo para cerca de 15 minutos. Caminhar todos os dias também é o melhor, mas às vezes só pode trazer mais problemas do que benefícios para o cão. Nesse caso, tente passear com o cachorro velho dia sim, dia não. O animal pode aumentar lentamente os minutos de caminhada e a frequência dos exercícios.
Reaja apropriadamente
Cachorros velhos já são cachorros domesticados. Eles sabem como reagir apropriadamente com outros animais ou com outras pessoas. Seu problema básico é a falta de exercícios e seu corpo diminuído. Ajudar seu cachorro velho a andar é uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudá-lo a combater as consequências da velhice.