Como evitar pulgas e carrapatos em seu animal de estimação?
Andres Serna Galvão Neto
• 4 min de leitura
Seu cão ou gato de estimação é um alvo delicioso para pulgas e carrapatos. Esses parasitas sugarão o sangue do seu animal para se alimentar. Os carrapatos, em particular, são notórios por espalhar doenças como a febre das Montanhas Rochosas e a doença de Lyme. A infecção grave por carrapatos pode causar anemia e, às vezes, paralisia.
Sintomas de infecção por pulgas:
Coçar ou coceira excessiva
Morder ou mastigar partes do corpo
Lesões de pele
Queda de cabelo
Saliências vermelhas e salientes
Sujeira de pulga
Sintomas de infecção por carrapatos
Febre
Fadiga, letargia ou claudicação
Perda de apetite
Depressão
Dor repentina nas pernas ou corpo
Inchaço nas articulações
Mantendo seu animal de estimação livre de pulgas e carrapatos
Remova os carrapatos. Se seu animal de estimação tem apenas alguns carrapatos, use uma pinça ou um removedor de carrapatos para remover os parasitas de seu animal. Coloque um pouco de álcool isopropílico em um recipiente e coloque-o ao seu lado. O álcool pode matar os carrapatos. Use luvas para se proteger. Limpe a área da pele onde há carrapato com uma bola de algodão umedecida com água oxigenada. Usando uma pinça ou um removedor de carrapatos, retire o carrapato da pele do seu animal de estimação, tomando cuidado para não apertar o corpo do carrapato. Coloque o carrapato no recipiente.
Remova as pulgas. Os pentes contra pulgas têm dentes finos, o que os torna ideais para remover pulgas de animais de estimação. Antes de usar um pente contra pulgas, prepare um recipiente com água e sabão. A água com sabão mata as pulgas. Penteie o pelo do seu animal de estimação e mergulhe-o no recipiente com água e sabão cada vez que passar pelo pelo. Faça isso várias vezes durante o dia.
Elimine a infecção existente. Trate a infecção por carrapato ou pulga do seu animal imediatamente. O veterinário do seu animal de estimação pode recomendar um carrapato ou pó para pulgas, spray ou shampoo seguro para animais de estimação. Existem produtos que podem ser aplicados em todo o corpo ou apenas em áreas infectadas específicas.
Limpe e cuide da sua casa. Aspire toda a casa, incluindo colchões e móveis estofados. Jogue fora o saco de vácuo. Lave todas as roupas de cama, capas de sofás, fronhas e outras roupas de cama, bem como roupas que possam ter entrado em contato com seus animais de estimação. Não se esqueça de limpar a caixa ou o canil do seu animal de estimação. Use produtos de controle de pulgas e carrapatos recomendados pelo veterinário para sua casa.
Impedir a infecção de carrapatos e fugir. Pergunte ao veterinário do seu animal quais produtos ele recomenda para prevenir a infecção por carrapatos e pulgas. Existem produtos que você pode aplicar mensalmente na nuca do seu animal. Este tipo de produto entra na corrente sanguínea do seu animal fazendo com que os carrapatos e pulgas morram quando sugam o sangue do seu animal.
Use coleiras contra carrapatos e pulgas. Você pode comprar uma coleira contra pulgas e carrapatos para seu animal de estimação. Isso evita a infecção por carrapatos e pulgas, se usado corretamente. Coloque a coleira em volta do pescoço do seu animal de estimação e verifique se há um ajuste confortável. Se dois dedos puderem ficar entre o pescoço e a coleira do animal, o ajuste é bom. Lembre-se de cortar qualquer porção em excesso para que seu animal não mastigue.
Produtos de controle de pulgas específicos
Nota: Se você tiver mais de um animal de estimação, certifique-se de que todos os seus animais de estimação sejam tratados. Além disso, escolha produtos de controle de pulgas e carrapatos específicos para o tipo de animal de estimação que você tem. Nunca use produtos destinados a gatos em cães e vice-versa.
Livrar-se de carrapatos e pulgas pode levar semanas. A vigilância constante é a chave. Use produtos para seu animal de estimação e para o lar que sejam recomendados pelo veterinário. Se o seu animal não tem carrapatos ou pulgas, use coleiras ou medicamentos que podem prevenir uma possível reinfecção.