Como saber se o seu criador de cães é responsável?
Abril Carmona Sobrinho
• 3 min de leitura
Se você está pensando em adicionar um novo filhote à sua casa, pode estar se perguntando como escolher um. Uma de suas principais considerações deve ser o criador. Alguns criadores, infelizmente, são irresponsáveis e colocam à venda cães mal criados. Veja como saber se o seu criador de cães é responsável:
Procure no clube do canil ou sites específicos da raça. Não encontre um criador de boa reputação olhando no jornal local ou em placas na frente das casas. Criadores respeitáveis serão listados com clubes de raça ou clubes de canil. Eles terão uma boa reputação no mundo canino. Alguns de seus cães podem ter sido mostrados em competições.
Visite o criador pessoalmente. Criadores irresponsáveis, chamados de fábricas de filhotes ou criadores de quintal, só criam por dinheiro e não consideram a saúde das linhagens que estão criando. Visite pessoalmente para ter certeza de que a área onde os filhotes são criados parece um ambiente saudável e seguro para eles. Se estiver sujo e apertado, com um odor forte, não escolha este criador.
Procure por registros de criadores. Certifique-se de que o criador está registrado no AKC ou CKC. Existem outros registros, mas não há razão para um criador respeitável não ser registrado em um desses dois.
Pergunte sobre as condições de reprodução. Pergunte quantas ninhadas o criador produz por ano; se mais de 2, este é um sinal de alerta. Se eles criarem mais de 2 raças de cães diferentes, este criador também deve ser evitado. Se os cães progenitores tiverem menos de 2 anos ou mais de 7 anos, esta criação não é responsável. Você também deve poder ver os pais pessoalmente.
Escolha um que exija um contrato. Criadores responsáveis nunca irão vender a você um animal de estimação que não seja saudável. Se surgirem problemas, os contratos da maioria dos criadores responsáveis estipulam que você pode devolver o cão e ser reembolsado. Mesmo que você não queira pular por esses obstáculos, é um sinal de que o criador está fazendo tudo o que pode para proteger os cães assim que eles saírem de suas mãos. Se eles não exigirem um contrato, geralmente é um sinal de que eles não se preocupam particularmente com o local onde os cães são colocados.
Pergunte sobre as condições de saúde. Criadores responsáveis farão testes de saúde em seus cães. Esses testes são específicos da raça, dependendo dos distúrbios comuns em certas raças. Se eles não puderem fornecer provas de que esses testes foram feitos, fique longe.
Pergunte sobre exposições de cães. Muitos criadores responsáveis mostram seus cães; pergunte sobre títulos. Se eles mostrarem seus cães, isso é um bom sinal. Pergunte sobre os clubes de cães aos quais eles aderiram. Aqueles que são ativos no mundo dos cães são mais propensos a serem criadores responsáveis, embora isso nem sempre seja o caso.
Encontrar um criador responsável é importante para garantir que o filhote esteja saudável. O seu cachorro deve ter pelo menos 8 semanas de idade e deve ser escolhido apenas através de uma visita pessoal ao criador. Um criador responsável lhe dará paz de espírito estipulando que você devolva o filhote a ele se ele desenvolver problemas de saúde ou se você não puder mais cuidar do filhote.