O melanoma canino é um câncer que pode ocorrer na boca, nos dedos dos pés, atrás dos olhos ou na pele de um cão. Os tumores na boca, dedos dos pés e atrás dos olhos são geralmente malignos, o que significa que o câncer pode se espalhar. O melanoma da pele é geralmente benigno, o que significa que o câncer não se espalha. Lembre-se de que essa é uma regra geral e sempre há exceções.
Se seu animal de estimação está passando por esses problemas de saúde, procure ajuda profissional. Essas dicas o ajudarão a identificar e tratar essa doença.
Os sintomas incluem:
- Lesões cutâneas de cores e formatos estranhos
- Mal hálito
- Perda de apetite
- Babando
- Tossindo
- Perda de peso
- Dificuldade em engolir
- Tumores visíveis
O diagnóstico por um veterinário depende dos resultados de:
- Exame físico O veterinário realiza um exame físico do cão, incluindo a palpação dos gânglios linfáticos.
- Exame de sangue O veterinário irá tirar sangue do cão e testá-lo, obtendo um hemograma e uma química sérica.
- Radiografia de tórax O veterinário fará uma radiografia de tórax do cão para verificar o estado dos pulmões.
- Biópsia O veterinário pode fazer uma biópsia do tumor para fazer o diagnóstico.
As opções de tratamento incluem:
- Cirurgia O veterinário pode fazer uma cirurgia no cão para remover todo ou pelo menos o máximo possível do tumor.
- Radiação O tratamento do local do melanoma com radiação promove o encolhimento do tumor. A radiação é administrada em ciclos de três doses no dia 1, dia 7 e dia 21.
- Quimioterapia A quimioterapia funciona melhor quando combinada com o medicamento Dacarbazina.
Infelizmente, o prognóstico é ruim, na melhor das hipóteses, quando a doença é encontrada na pele do cão. O prognóstico é ainda pior quando se localiza na boca, dedos dos pés ou atrás dos olhos. Os tumores se espalham rapidamente quando não são tratados e podem se espalhar mesmo se o tratamento for tentado. O melanoma canino pode até reaparecer após o tratamento.
Mesmo que o prognóstico não seja muito bom, o tratamento recebido por um cão com diagnóstico desse câncer pode prolongar sua vida, mesmo que por pouco tempo. É claro que, como acontece com qualquer tratamento médico que exija cirurgia, radiação e quimioterapia, o custo pode ser caro. O proprietário terá que decidir se pode pagar o tratamento. Caso contrário, as opções são deixar o câncer seguir seu curso, o que pode ser doloroso e pode parecer cruel, ou fazer a eutanásia do cão pelo veterinário, acabando com a dor e o sofrimento. Lembre-se de sempre promover a saúde canina, especialmente durante esse período difícil para seu filhote.