Quando se trata de meus cães, nada me deixa mais nervoso do que cortar suas unhas. Na verdade, adiei tanto a tarefa que acabei ouvindo o "clique-clique" de suas unhas compridas no chão. Esse é o meu sinal de que um corte de unha está muito atrasado.
Um dos principais motivos para minha dificuldade em cortar as unhas dos cães é que eles não gostam que seus pés sejam tocados. Não manusei suas patas tanto quanto deveria quando eram filhotes. Portanto, ouça um conselho meu: se você adquirir um novo filhote, deixe-o confortável ao ter suas patas e unhas manuseadas.
Você tem que comprar cortadores de unhas para cães. Você não deve tentar aparar as unhas de um cachorro com um cortador que usa em suas próprias unhas. As unhas de um cachorro são muito duras e grossas. Os cortadores projetados para unhas humanas ou dos pés simplesmente não cortam as unhas dos cães.
Posicione os cães pequenos em seu colo para facilitar o acesso às unhas. Os cães grandes podem ser colocados em uma mesa ou sofá. Você também pode sentar no chão para cortar as unhas do seu cachorro grande se ele ficar nervoso em uma mesa. Você deve conversar com seu cão durante a tosquia para tranquilizá-lo de que tudo vai ficar bem.
Segure a pata do cachorro com firmeza. Segure o cortador de unhas de forma que a parte móvel fique próxima aos seus dedos e a parte estacionária do cortador contra a palma da sua mão.
Você quer que o corte seja feito da parte inferior da unha para cima. Você nunca deve cortar as unhas do seu cão de cima para baixo. Uma maneira de lembrar como segurar a tesoura é que a parte de trás dos dedos deve tocar a sola do pé do cachorro.
Ao cortar as unhas do seu cão, comece fazendo atalhos. Isso permitirá que você veja o quão perto você está chegando do sabugo da unha. Lembre-se de que os cães que não estão acostumados a ter seus pés manipulados irão se sacudir e puxar contra você. Isso pode levar você a acreditar que os está machucando. Contanto que você não corte as unhas de seu cão no sabugo, cortá-las é indolor.
Se o seu cão tem unhas brancas ou claras, você deve ser capaz de ver onde a veia ou sabugo está localizado na unha. Esta área ficará rosa. Se o seu cão tem unhas escuras, você será capaz de identificar quando está chegando perto do sabugo, quando o centro da unha começa a escurecer.
Se acontecer de você cortar a unha do seu cão no sabugo, ele sangrará. Você pode aplicar pressão e pó na ponta da unha. Isso deve parar o sangramento. Se o sangramento for abundante e não diminuir em oito a dez minutos, você deve levar seu cão ao veterinário.
Cuidado:
Não se esqueça de aparar as garras de orvalho. Essas são as unhas localizadas na lateral do pé. Essas unhas vão se enrolar na pele do seu cão se forem negligenciadas.
Dicas rápidas:
Alguns cães não precisam de cortar as unhas. Os cães que não precisam de cortar as unhas são normalmente cães externos ou cães muito ativos. As unhas desses cães se desgastam naturalmente. No entanto, você ainda deve verificar suas unhas regularmente.