O basquete é um esporte de equipe, e o passe é um importante fundamento. Passe é a ação de mover a bola para criar oportunidades de gol e negar a defesa da bola. A aprovação exige auto-sacrifício pelo bem maior da equipe. Alguns jogadores tornam-se conhecidos por serem altruístas com a bola, passando muito e conseguindo muitas assistências. Um jogador é creditado por dar uma assistência quando ajuda outro companheiro de equipe a marcar. Passar é um componente importante do bom ataque. Como em qualquer aspecto do basquete, a técnica correta é importante para fazer um bom passe. Um passe eficaz é uma combinação de bom tempo, velocidade e precisão.
Aplicam-se conceitos
Os seguintes conceitos se aplicam a todos os passes:
Perna dominante para a frente.
A área alvo é a chave.
Estique o pulso e siga em frente.
O poder vem das pernas.
Sempre dê um passo à frente para aumentar a precisão usando seu peso corporal.
O passe do peito é um passe rápido e preciso do peito do passador para o peito do recebedor. É o passe mais eficaz e a maneira mais rápida de mover a bola.
Segure a bola na posição de ameaça tripla (mantenha as pernas afastadas na largura dos ombros, joelhos dobrados, atirando com a mão no topo da bola e outra mão para o lado, cotovelos dobrados em ângulos de 90 graus).
Segure a bola na altura do peito.
Estenda os braços em um movimento rápido para passar a bola com as palmas das mãos voltadas para fora e os polegares voltados para o jogador para o qual você passou. Isso é chamado de acompanhamento.
Empurre o pé de trás.
O outro recebedor deve receber a bola na altura do peito.
Em um passe de salto, a bola é quicada do chão antes de chegar ao recebedor do passe. A bola deve quicar cerca de 0,5 a 0,75 entre os dois jogadores e terminar com um follow-through semelhante ao passe de peito.
Segure a bola na posição de ameaça tripla.
Segure a bola na altura da cintura.
Empurre o pé de trás para pousar no pé da frente.
Estenda os braços em um movimento rápido para passar a bola com as palmas das mãos voltadas para fora e os polegares voltados para um ponto 0,75 entre o passador e o recebedor.
A bola deve saltar desse ponto para chegar ao receptor acima da cintura e abaixo dos ombros. Em outras palavras, como o nome "passe de peito" indica, a bola deve chegar ao peito do recebedor.
Um passe por cima é um passe lançado com as duas mãos por trás da cabeça, acima de sua cabeça. É relativamente fácil de roubar, mas é uma forma eficaz de iniciar um contra-ataque.
Assuma a posição de ameaça tripla.
Coloque as mãos em ambos os lados da bola e coloque-a atrás da cabeça.
Empurre o pé da frente e dê um passo à frente com o pé de trás.
Use a força da parte superior do corpo para fazer a passagem e o acompanhamento.
Passes de longa distância
Um passe de beisebol é melhor usado para passes de longa distância. Ele sacrifica a precisão em prol da distância e é especialmente útil durante os intervalos rápidos e oops em becos.
Coloque a bola bem acima do lado da cabeça, com a mão que faz o passe atrás dela e a outra sob a bola.
Siga através da bola com um rápido estalo do pulso e impulso de braço com a mão direita.
O passe fora do drible é uma arma perigosa, pois é difícil de prever. A técnica é quase idêntica a um passe de peito, com uma exceção - é feito abruptamente enquanto você dribla. Em vez de quicar a bola novamente em um drible, apenas passe a bola com o peito para seu companheiro de equipe.
Um passe pelas costas pode ser usado fora do drible ou parado e, quando usado no momento certo, pode ser difícil para a defesa interceptar.
Segure a bola com a mão.
Balance o braço atrás das costas, mantendo o cotovelo dobrado, os dedos apontados para a parte inferior das costas. Solte a bola ao seu redor batendo nas costas.
A bola deve quicar no meio do caminho entre o passador e o recebedor e chegar ao seu peito.
Pratique esses passes e com certeza se tornará uma ameaça ofensiva na quadra. A aprovação também ajuda a elevar o moral de sua equipe como um todo e permite que todos os componentes da equipe se unam perfeitamente. Tente incorporar pass-fakes para enganar seus oponentes antes de passar.