Muitos nadadores, principalmente iniciantes, têm dificuldade em respirar adequadamente enquanto nadam. Isso é, obviamente, bastante normal e requer uma boa quantidade de prática para dominar a arte de respirar adequadamente para poder permanecer debaixo d'água por mais tempo. Aprender as técnicas adequadas de respiração também permitirá que você nade mais rápido e melhore suas braçadas, especialmente se estiver treinando para competição.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar suas técnicas de respiração durante a natação.
Relaxe e aqueça-se. Antes de entrar na água, tente relaxar os músculos faciais e a mandíbula. Isso afetará muito sua capacidade de segurar e liberar o ar enquanto está debaixo d'água. Você notaria que, quando os músculos faciais estão muito tensos, você tende a prender a respiração enquanto está submerso, o que o faz inspirar e expirar ao ressurgir. Esta é uma troca respiratória muito errada que imediatamente o deixa exausto.
Respire fundo e mergulhe a cabeça na água, em seguida, libere lentamente o ar pela boca ou nariz. Concentre-se e concentre-se em sua respiração. Certifique-se de deixar todo o ar sair quando voltar à superfície. Repita esse processo por alguns minutos antes de nadar.
Depois de entrar na água, libere lentamente um pouco de ar. Isso impedirá que a água entre em seu nariz. Mantenha a boca fechada o tempo todo enquanto estiver debaixo d'água.
Observe que sua respiração deve estar sincronizada com seus movimentos. Isso aumentará a capacidade pulmonar de inspirar o máximo de ar que seus pulmões podem conter. Essa técnica também pode melhorar sua velocidade e agilidade. Geralmente, um nadador pode inspirar após duas a três braçadas. Se você é um iniciante e ainda tem dificuldade em dominar essa técnica, pode inspirar após uma braçada e meia até se acostumar.
Lembre-se de que existem diferentes técnicas de respiração, dependendo do estilo ou estilo de natação que você está usando. Para o crawl ou nado livre, inspire ao virar a cabeça para o lado enquanto faz as braçadas. Para nado peito, sua cabeça deve estar completamente fora d'água quando você inspira um pouco de ar. Também é aconselhável respirar a cada duas braçadas para minimizar o esforço de puxar a cabeça para cima a cada inspiração. Diminua a velocidade ao fazer isso para aproveitar mais tempo para inalar. Apenas certifique-se de ter expirado completamente todo o ar restante em seus pulmões antes de engolir mais. Não inale muito ar, pois isso afeta sua concentração respiratória.
Uma boa maneira de liberar o ar sem muito esforço é estender totalmente os braços ao fazer as braçadas. Isso é mais eficaz, especialmente durante nado livre, borboleta e nado peito. Você notará que esticar os braços o máximo que puder não só o ajudará a respirar, mas também a melhorar as braçadas e a velocidade mais tarde.
Mantenha o foco
Ficar em forma e saudável irá beneficiá-lo muito e tornará seus exercícios respiratórios muito mais fáceis e bem-sucedidos. Se você for um iniciante, é melhor se concentrar na respiração, mas tente não pensar em perder o fôlego. Relaxe e mantenha o foco. Com o treinamento e a atitude corretos, você poderá refinar suas técnicas em um piscar de olhos.