Na natação, o nado peito é um estilo em que o nadador fica sobre o peito e a parte superior do corpo não gira. É considerado um golpe difícil, pois requer resistência e força nas pernas em comparação com outros golpes. É também o mais lento, mas mais eficiente em termos de consumo de energia entre as quatro braçadas competitivas de natação.
Aprender a nadar mais rápido no nado peito pode fazer a diferença entre um campeão e um nadador medíocre no nado peito.
Dicas simples
Aqui estão algumas dicas e exercícios simples que podem ajudá-lo a nadar um nado peito mais rápido:
Você deve ficar em uma posição aerodinâmica melhor. A linha aerodinâmica posiciona a posição do nadador embaixo d'água após empurrar a parede da piscina. Para simplificar, você deve enfiar a cabeça na clavícula, apontando os dois braços em linha reta para a frente. Abrace e pressione a nuca com a parte de baixo dos braços. Esta é a posição mais hidrodinâmica que permite a uma pessoa ganhar aceleração embaixo d'água.
Ao investir em sua posição alongada, sua cabeça deve estar erguida para ter certeza de que suas orelhas estão entre os bíceps. Não levante a cabeça antes de iniciar a braçada. Isso vai desacelerar o seu ímpeto e quebrar a sua linha aerodinâmica. Mantenha sua posição de linha de fluxo por mais tempo e você economizará alguns segundos.
Músculo grande dorsal
Preste mais atenção ao momento de ir para o ar. Saiba quando levantar a cabeça para começar a arejar. Isso é feito mantendo a cabeça alinhada no início da tração. Isso não apenas o manterá em uma posição de alongamento melhor por mais tempo, mas também tornará mais fácil envolver o músculo grande dorsal e aproveitar a elevação natural do corpo para a tração.
Preste atenção na primeira parte de sua atração. Mantenha a cabeça firme e reta enquanto as mãos começam a se separar enquanto você faz a braçada. Deixe sua cabeça levantar somente quando as mãos começarem a puxar. Seus dedos devem ser como uma luva ou uma barbatana enquanto você nada. Isso permitirá que você se mova na água mais rápido do que um nadador que tem os dedos separados. Para ajudá-lo com este exercício, você pode usar ferramentas como remos e snorkels subaquáticos.
Pratique começando lentamente e aumente gradualmente o ritmo à medida que se sentir mais confortável. Adicione potência à sua tração e comece a torná-la cada vez mais rápida. Certifique-se de manter as mãos e os cotovelos elevados e sentir a tração conectando-se a todas as costas ou ao músculo latíssimo do dorso. Expire ao subir para obter uma boa troca de ar. Esconda sua cabeça até que sua atração o mova pela água.
Aprenda a combinação perfeita de tempo. Lembre-se destes: Chute, Deslize e Puxe. Não chute e puxe ao mesmo tempo. Chutar e puxar ao mesmo tempo não permitirá que você deslize. Também exigirá muito esforço em vez de aproveitar a atração natural da água. Você também pode aumentar sua velocidade adicionando força aos seus chutes. Para fazer isso, use um kickboard para praticar.
Agora que você sabe nadar um nado de peito mais rápido, pode mergulhar e ter mais confiança em seu nado de peito.