O sprint de 400 metros é exatamente uma volta ao redor da pista interna de uma pista externa padrão. Os corredores são posicionados em raias separadas de maneira escalonada para garantir que cada corredor percorra a mesma distância que os demais. A chave para vencer uma corrida de 400m é a capacidade do velocista de manter sua resistência durante todo o sprint.
Velocidade de partida explosiva
Esta corrida pode parecer fácil devido à curta distância. Mas, na realidade, o sprint de 400m é muito difícil de ser executado porque você precisa manter a explosiva velocidade de partida até o final da corrida. Os melhores velocistas levam menos de 50 segundos para completar a corrida de 400m.
Em um sprint de 400, existem três fases.
Fase inicial. É aqui que o velocista tenta gerar o máximo de força que puder contra o bloco de partida para impulsioná-lo para longe da linha de partida. Diz-se que o velocista explode ou salta para fora do bloco.
Fase de aceleração. É aqui que o velocista corre com grande velocidade. A aceleração diminui à medida que a velocidade aumenta. Portanto, para vencer a corrida, a próxima fase é muito importante.
Fase de manutenção da velocidade. Quando o velocista atinge sua velocidade máxima, ele não pode mais acelerar. Para vencer a corrida, ele agora precisa manter essa velocidade máxima.
Aqui estão algumas dicas para manter sua resistência na corrida de velocidade de 400 metros:
Os pés devem manter a ação correta de corrida. Você deve estar correndo na ponta dos pés, com os calcanhares em direção às nádegas. Os dedos estão empurrando ou empurrando para trás na pista.
Seus joelhos devem estar puxando para a frente em uma velocidade rápida e acelerando à medida que caem. Mantenha um bom centro de gravidade para seu corpo. Dessa forma, a ação de empurrar os joelhos para baixo o impulsionará para frente todas as vezes.
Mantenha o corpo reto e alto. Não fique tenso. Relaxe seus músculos.
Seus braços devem estar próximos ao seu lado, alinhados com o corpo. Novamente, deve ser relaxado. Os braços devem mover-se para a frente e para trás e não para os lados. As mãos estão relaxadas com as palmas voltadas para o corpo. Os dedos não devem estar retos.
Mantenha-se em linha reta, não se mexa na pista. Você deseja manter a distância entre o início e o fim limpa e direta.
A cabeça também deve estar reta. Nunca olhe para cima ou para baixo.
Respire corretamente. Inspire e expire pela boca e não pelo nariz. Respirar pela boca relaxa os músculos faciais e a mandíbula. Uma técnica respiratória inadequada rouba o oxigênio do corpo, extremamente necessário para os músculos de um velocista. Ao respirar corretamente, você permite que o oxigênio entre em seus músculos a uma taxa suave e constante, aumentando assim sua resistência e permitindo que você corra com mais conforto.
Claro, essas dicas devem ser combinadas com uma ampla variedade de atividades físicas para prepará-lo para os 400m dash - exercícios de corrida, musculação, treinamento de resistência, pliometria, treinamento de núcleo, exercícios de flexibilidade e muito mais. Ter a dieta certa também contribui para manter a capacidade do corpo de correr uma das mais difíceis corridas de velocidade. Finalmente, todo o seu treinamento e trabalho árduo serão desperdiçados se você não estiver mentalmente preparado. Acredite em si mesmo, seja positivo e mantenha uma atitude vencedora em todos os momentos.