O BMX é considerado um esporte radical. Está na mesma categoria de esportes como snowboard, skateboard, wakeboard e muitos mais. Sua competição esportiva é o skate boarding. Em algumas opiniões, é mais perigoso do que andar de skate, mas em outras não. Não há muito por trás desses argumentos, exceto os preconceitos entre patinadores e ciclistas de BMX. Mesmo assim, isso não quer dizer que não haja perigo por trás disso. Haverá perigo por trás de qualquer esporte radical que você pratique, incluindo esportes em geral. Portanto, nunca é demais aprender o básico, incluindo dicas básicas de segurança. Veja como começar:
Para começar, é sempre importante usar um capacete, especialmente quando você estiver andando de bicicleta. Você nunca sabe quando estará descendo uma rampa apenas para ter os pneus quebrados. Acontece muito, principalmente nas etapas profissionais. Caneleiras e cotoveleiras são tão importantes quanto capacetes. Menos lesões ocorrem a cada ano envolvendo concussões do que lesões envolvendo joelhos, canelas e cotovelos.
Campo de terra aberto
Em seguida, antes de começar, é importante entender o tipo de estilo que você deseja usar. A sujeira é um estilo comum para iniciantes. Cavalgar em trilhas e caminhos de terra é basicamente o que significa andar de terra. Também é ideal para o iniciante porque você não precisa estar perto de ninguém. Você pode praticar em seu próprio tempo em qualquer lugar que haja um campo de terra aberto.
O segundo tipo de estilo é andar na rua ou no parque. Rua ou parque é o estilo de passeio gratuito. Usar objetos naturais ou feitos pelo homem para cavalgar é o objetivo deste estilo de pilotagem. Esmerilhar trilhos de rua e rampas de parque é comum neste tipo de passeio. Você sempre pode encontrar uma mistura de patinadores, ciclistas e patinadores em parques, então às vezes pode estar incrivelmente lotado. No entanto, nem todo parque é assim. Dependendo de onde você mora, você verá poucos outros motociclistas ou esportistas radicais em geral.
Existe um outro estilo de BMX chamado terreno plano. Terreno plano é uma das formas indiscutivelmente mais difíceis de BMXing. Envolve muitos truques giratórios de bicicleta de uma roda que são incríveis de assistir. No entanto, mesmo quando você geralmente está no solo, ainda é perigoso. Cada truque coloca você em risco de cair sobre os pinos da bicicleta ou perfurar o peito no guidão. É um estilo que é melhor deixar para profissionais; se você precisa tentar andar em terreno plano, peça a alguém que lhe mostre a melhor maneira de fazer esse estilo com segurança.
O estilo final de andar de BMX é a corrida. Este estilo é sobre ir rápido e competir. Mas não presuma, com base nessa descrição simples, que correr é mais fácil do que os outros estilos. Você não ficará em primeiro lugar na sua primeira corrida. Leva tempo e paciência para ficar bom. A segunda coisa mais importante aqui é estar em forma e pronto para correr. Estas provas decorrem geralmente em pistas de terra e realizam-se em média semanalmente. O mais importante é a segurança, é claro; a corrida é, na verdade, um dos estilos mais perigosos. Em uma competição geral, os competidores estão fora do solo na maior parte do tempo. Eles estão no ar devido a rampas de sujeira feitas pelo homem. Embora seja um estilo interessante e muito divertido, as competições não são para iniciantes. Este estilo, como a maioria das coisas no BMX, requer tempo e prática.
Embora o BMX possa ser muito divertido e recompensador, também pode ser bastante perigoso. Simplesmente não há como dizer o que pode acontecer a qualquer momento. Pode ser por isso que a maioria entra no esporte. Esteja ciente de que os capacetes são usados por todos. Isso também inclui profissionais. Estar seguro é algo que nunca deve ser subestimado, principalmente quando a grande maioria dos participantes deste esporte e de muitos outros esportes radicais são crianças.