Alguns atletas preferem usar seu próprio equipamento de ginástica para o treinamento regular. Eles não querem usar equipamentos que já foram usados por outros atletas como eles. Porém, comprar equipamentos de ginástica envolve muitos detalhes. Aqui estão os diferentes tipos de equipamentos de ginástica a serem considerados.
Pega de ginástica - é usada em cada mão por um atleta que se apresenta em barras irregulares, barras altas ou argolas. Possui uma tira de couro cobrindo a palma da mão da ginasta. Ele é preso pelos dedos da ginasta na parte superior e uma pulseira de fivela ou velcro na parte inferior. Muitos ginastas de competição usam punhos com cavilhas de madeira para ajudá-los a segurar os anéis ou barras com mais facilidade. Embora sejam usados em vários eventos de ginástica, os punhos são opcionais e não são usados por todas as ginastas.
Sapatos de ginástica - são chinelos de couro justos com alguma tração na parte inferior para evitar que os ginastas escorreguem na trave de equilíbrio.
Trave de equilíbrio - é usada principalmente na ginástica artística. Durante o aprendizado, as ginastas costumam trabalhar em faróis baixos que têm a mesma dimensão e superfície do aparelho padrão, mas são posicionados a apenas alguns centímetros do solo.
Barras de ginástica - podem ser barras paralelas (ou barras simétricas) para ginastas masculinos e barras paralelas irregulares (ou barras assimétricas) para ginastas femininas. Essas barras são geralmente feitas de madeira, plástico e materiais compostos. As armações das barras paralelas desiguais são feitas de aço ou metal.
Anéis de ginástica - são usados para eventos de ginástica conhecidos como anéis de movimento e anéis de vôo. Nesse caso, até mesmo os ginastas são tipicamente do sexo masculino e usam alças de argolas durante a apresentação.
Salto de ginástica - Também conhecido como cavalo de salto, porque é muito parecido com o cavalo com alças, só que sem as alças. Ginastas masculinos e femininos usam abóbadas.
Cavalo com alças de ginástica - historicamente, isso foi desenvolvido séculos atrás por soldados praticando a montagem e desmontagem de um cavalo. É feito de uma estrutura de metal com um corpo de madeira e uma capa de couro. Mas os novos projetos podem conter plásticos e materiais compostos.
Tapetes e piso de ginástica - Basicamente, este é o piso utilizado para a ginástica para reduzir lesões. Também é usado para alguns eventos e atividades de ginástica.
Instituições realizam eventos de ginástica
Também é importante considerar onde este equipamento será usado: se é para uso doméstico ou para uso público. Para uso doméstico, é aconselhável considerar os detalhes do material como peso, dimensões e durabilidade. O equipamento de ginástica de uso doméstico deve ser leve para que a ginasta possa levá-lo praticamente para qualquer lugar. Os equipamentos de ginástica institucionais ou de uso público devem atender aos padrões internacionais porque as instituições realizam eventos de ginástica, como competições e treinamentos.
O sucesso na ginástica depende não só dos hábitos, forma e técnica corretos do ginasta, mas também do tipo de equipamento de ginástica que utiliza para treinar. As ginastas têm que entender que o equipamento certo lhes dará a prática correta e técnicas que levarão ao sucesso.