Quem quer praticar snowboard deve saber que o perigo e o risco estão à espreita nesta atividade, mas com algum conhecimento e prática constante, pode-se evitar lesões físicas ou mesmo a morte. Para o iniciante, uma das manobras básicas do snowboard a ser entendida e dominada é a curva entalhada.
Simplificando, curvas de carving são curvas de snowboard que carve. Ao realizar curvas marcadas, o snowboarder usa a borda do snowboard para cortar a neve enquanto faz uma curva. Fazer isso esculpe uma linha fina na neve em vez de marcas de deslizamento e tornará o deslizamento para baixo mais suave. As curvas fechadas são muito semelhantes a transformar as bordas do lado do dedo do pé ou do calcanhar de uma prancha de snowboard na lâmina de um patim de gelo.
O tabuleiro inclina-se naturalmente para cima
O snowboarder pode começar a praticar travessias do lado do dedo do pé ou do calcanhar. Atravessar envolve ir de um lado da encosta para o outro lado enquanto desce. Ao atravessar para e a partir de qualquer um dos lados da linha de queda, o tabuleiro se inclina naturalmente para cima em sua borda (lado do dedo do pé ou calcanhar). O snowboarder primeiro precisa estar confortável com a travessia antes de tentar elevar a borda da prancha ainda mais.
Para aproveitar ao máximo a prática de travessia, o snowboarder pode tentar travar com a prancha levantada mais alto em sua borda durante a travessia. Isso exigirá que os joelhos e os tornozelos se flexionem mais. O objetivo importante desta prática é aprender a controlar a prancha ao descer na borda e evitar derrapagens. Quando a pessoa desenvolve confiança para atravessar, ela pode começar a aprender como fazer curvas mais fechadas.
Em uma colina moderadamente inclinada, o snowboarder começa a descida empurrando para baixo com o calcanhar ou os dedos dos pés sem se inclinar. Caso contrário, o snowboarder perderá o equilíbrio. A parte superior do corpo deve permanecer ereta da cintura para cima. Apenas os quadris para baixo devem controlar a prancha - está tudo na parte inferior do corpo, especialmente o pé da frente, que dirige a prancha.
Snowboard inclina ligeiramente para baixo
A primeira coisa a fazer ao atravessar na borda é virar a parte superior do corpo na direção para a qual está indo. O movimento transversal é feito colocando uma parte maior do peso do corpo no pé da frente e movendo-se junto com o outro pé. Isso significa que a parte inferior do corpo se inclina na direção do movimento e a parte superior mantém o equilíbrio. O snowboard inclina ligeiramente para baixo quando uma travessia é feita.
Conforme o snowboarder continua a praticar atravessar na borda e fazer curvas acentuadas, ele perceberá que quanto mais alta a inclinação da prancha, mais acentuada será a curva. Por outro lado, quanto menor o ângulo da borda da prancha em relação à neve, mais suave será a curva. Praticar com travessias ou curvas fechadas nunca deve ser feito em encostas muito íngremes. Porém, à medida que se ganha melhor controle do tabuleiro, travessias e arestas, pode-se começar a praticar em encostas mais íngremes.
Curvas curvas estão entre os muitos motivos que tornam o snowboard uma atividade arriscada, mas divertida. Para muitos, podem ser uma fonte de fratura de membros ou narizes, mas para aqueles que sabem executá-los e que estão munidos de conhecimento, podem ser uma fonte de prazer, deleite e uma enorme descarga de adrenalina.