Costuma-se dizer que é difícil separar-se, mas a maioria das pessoas acha ainda mais difícil decepcionar alguém facilmente. Quer seja um relacionamento curto ou longo, pode ser difícil saber como proceder depois de decidir que simplesmente não vai funcionar. Nunca é demais enfatizar a importância de uma separação limpa e saudável, e é fundamental que qualquer separação seja feita de maneira adequada. Seguir essas práticas recomendadas pode ajudar uma pessoa a lidar com uma situação muito delicada com facilidade.
Uma situação já difícil pode ser agravada por falsidades e desculpas inúteis. A frase comum de que a honestidade é a melhor política definitivamente é verdadeira quando se trata de decepcionar alguém facilmente. Se houver um motivo específico pelo qual o relacionamento não funcionou, é melhor explicá-lo claramente e não mentir.
Boa esposa
Alguns relacionamentos simplesmente não vão funcionar, e há uma boa possibilidade de que simplesmente faltou química. Muitas vezes é útil ser totalmente verdadeiro e até mesmo explicar quais características ou traços são desejados em um bom cônjuge ou outra pessoa importante. Só porque um relacionamento acabou, não significa que algo útil não possa resultar do processo. Aprender sobre os pontos fracos pode ajudar a garantir que o próximo relacionamento terá uma chance maior de sucesso.
O 'ele disse', 'ela disse' parte de qualquer separação pode ser extremamente prejudicial para a reputação de todos os envolvidos. Deixar alguém na mão facilmente só costuma acontecer se a separação for feita em particular. Amigos e familiares não devem ser incluídos no processo, pois isso só complica as questões. Se houver problemas específicos que precisam ser discutidos, isso só deve ser feito entre as duas partes envolvidas e, possivelmente, um mediador, se necessário.
Respeito mútuo
Deixar alguém na mão facilmente só tem sucesso quando há respeito mútuo e tato que o acompanha. Indivíduos que se tornam excessivamente dramáticos podem achar muito difícil passar por uma separação sem ser civilizados, mas o comportamento inaceitável apenas complica tudo e torna toda a situação mais estressante. Simplesmente não há desculpa para qualquer xingamento ou qualquer outro comportamento destrutivo.
Deixar alguém para baixo facilmente nem sempre é a coisa mais fácil de fazer, e muitas vezes há sentimentos de mágoa ou raiva que podem tentar intervir. O mais importante a lembrar é que qualquer separação é potencialmente estressante e só será agravada pelas ações de ambas as partes envolvidas. As chances são de que nenhuma das pessoas acredita que o relacionamento está dando certo, então provavelmente não há surpresas no horizonte. Decidir decepcionar alguém facilmente é a saída honrosa e fala muito pelo caráter de uma pessoa. Tratar alguém mal geralmente cria uma má reputação e pode tornar incrivelmente difícil iniciar um novo relacionamento.