Quase todos os entusiastas do boliche prestam atenção extra ao cuidado e limpeza de sua bola de boliche. Além das razões óbvias de o proprietário não querer colocar muito óleo da pista em suas mãos e roupas, limpar a bola de boliche regularmente irá mantê-la em boas condições, maximizando assim o desempenho e prolongando a vida útil da bola de boliche.
Existem muitas maneiras de limpar uma bola de boliche. Aqui estão alguns dos métodos mais rápidos e fáceis que você pode usar para manter sua bola brilhante e sem óleo em nenhum momento.
Escolha um limpador de bolas de boliche. Existem dezenas de limpadores de bolas aceitáveis disponíveis no mercado, mesmo em sua casa à sua escolha. Você pode usar álcool e detergentes se quiser usar os produtos de limpeza disponíveis em sua casa. Limpadores de janelas e amônia também são boas opções. Se você deseja usar apenas os limpadores de bolas manufaturados mais recomendados, especificamente formulados para bolas de boliche, basta visitar qualquer loja de artigos esportivos ou os shoppings locais e escolher entre uma longa lista de limpadores comerciais, como 2EZ2 Strike Bowling Ball Cleaner, Alley Catz, Awesome Ball Cleaner e muito mais.
Aplique o limpador na bola de boliche. Pegue seu limpador de bolas, digamos, um álcool isopropílico e aplique uma pequena quantidade em um pano ou pano seco. Cubra os orifícios dos dedos da bola com fita adesiva para evitar que os limpadores entrem neles. Caso contrário, seria muito difícil limpar os orifícios e poderia tornar os orifícios escorregadios, o que, claro, pode afetar a sua aderência. Limpe a bola com um pano ou pano em movimentos circulares regulares. Certifique-se de que toda a superfície da bola de boliche está coberta. O álcool ou qualquer outro limpador de bolas aprovado removerá com eficácia o excesso de óleo, que pode ter se acumulado na superfície da bola após jogar muitos jogos.
Deixe a bola secar. Seque a bola de boliche com o ar e limpe o excesso de limpador. Isso é importante para evitar que a bola seja danificada.
Polir e lixar. Ocasionalmente, você pode precisar fazer um pouco de polimento para aumentar a quantidade de reação de back-end. Polir a bola, especialmente se você notar que a superfície está começando a ficar opaca, impedirá que a bola se enrosque muito cedo. Isso ajudará a bola a economizar mais energia para garantir que ela chegue ao final com força suficiente.
Lixar também é necessário de vez em quando. Mas se você ainda é um amador, convém procurar a ajuda de um jogador profissional antes de pegar sua lixa. Este processo removerá sujeira e arranhões que possam ter se acumulado na superfície da bola devido ao uso prolongado, restaurando assim o potencial de gancho da bola.
Resurfacing. Recuos e sulcos na superfície da bola são más notícias. Você vai notar isso depois de 50 jogos ou mais. É melhor ressurgir sua bola neste caso. Invista em um girador de bola, pois esta é a ferramenta mais eficaz para recapear sua bola de boliche por meio do processo de polimento e lixamento.
Boa medida preventiva
Uma boa medida preventiva é limpar a bola após 10-12 doze jogos, para evitar que o óleo penetre muito fundo na bola, o que pode danificá-la.