A ginástica é um esporte que exige equilíbrio, força e graça na execução dos movimentos exigidos. Do mais simples ao mais complexo, os movimentos na ginástica exigem dedicação ao treinamento e um elevado senso de equilíbrio por parte do ginasta. A beleza de uma extensão total, a pressa de uma aterrissagem perfeita, a sensação de voar pelo ar em uma cambalhota perfeita - todas essas coisas são o que mantém os ginastas tão apaixonados por seu ofício.
Uma das coisas que você precisa entender sobre a ginástica é que ela é um esporte muito exigente. O treinamento envolvido geralmente é rigoroso e você deve ser capaz de se preparar para os momentos em que poderá cair, se machucar ou se machucar ao tentar alguns dos movimentos. No entanto, você também deve aprender a levar isso na esportiva. Como em qualquer esporte, você deve ser capaz de colocar seu coração e alma na forma de arte. Você precisará se levantar repetidamente e trabalhar nisso até atingir um nível de confiança e estabilidade em si mesmo.
Se você está começando, inscreva-se em uma aula de ginástica em sua escola ou na academia local. Participar de uma aula é provavelmente a melhor maneira de aprender o básico da ginástica, e logo no primeiro dia você terá uma ideia de como o instrutor será como professor e mentor. Você também conhecerá outras aspirantes a ginastas que compartilham a mesma paixão que você - será muito mais divertido se você conseguir um ou dois parceiros de treinamento, pois isso pode ajudar a motivá-lo ainda mais durante o treinamento. Certifique-se de manter sempre as linhas de comunicação abertas com seu instrutor - sempre peça sugestões, pois ele terá uma opinião objetiva sobre seu desempenho.
Para praticar o equilíbrio, tente andar para frente e para trás em uma trave de equilíbrio. Depois de se orientar e ter uma ideia geral de como se equilibrar, você terá dado o primeiro passo para se tornar um ginasta competitivo. Você pode então aprender a fazer uma estrela e um rolamento para frente. Esses são dois dos movimentos mais básicos da ginástica e geralmente são os primeiros movimentos de qualquer rotina de ginástica.
O condicionamento é fundamental na ginástica. Você terá que treinar seus músculos centrais, desenvolvendo a força em seu peito, região abdominal e quadris. Além disso, a força da parte superior do corpo é muito importante na ginástica. Tente aumentar a força daparte superior do corpo e do braço por meio de uma série de flexões para o peito e flexões para as costas e ombros. Lembre-se, não se treine muito, pois os músculos do corpo precisarão de tempo para se recuperar e ganhar força após um treino fisicamente exigente.
Certifique-se de alongar antes e depois de cada sessão de treinamento. Seu corpo terá que ser treinado para ser muito ágil, a fim de realizar os movimentos mais complicados.
Tenha disciplina no treinamento - estabeleça um regime de treinamento adequado ao seu ritmo e siga-o.
Quando você descobrir que está começando a se cansar, não há nada de errado em fazer uma pausa. Sente-se, descanse um pouco e se reidrate. A medida de um verdadeiro atleta é quantas vezes ele decidiu voltar a treinar após uma série de falhas.
A ginástica é tanto um jogo mental quanto um esporte físico, então certifique-se de treinar com a mente aberta e a cabeça limpa. Esteja sempre receptivo a críticas construtivas e mantenha-se motivado para atingir seus objetivos.