O equívoco comum que a maioria das pessoas tem é que os bagres são difíceis de limpar. Essa suposição é completamente falsa. O peixe-gato é um dos peixes mais fáceis de limpar para consumo. Aqui estão algumas informações sobre como você pode limpar bagres recém-pescados.
Você precisa localizar a barbatana adiposa do peixe. Está nas costas do peixe, perto da cauda. É a outra barbatana do bagre, além da barbatana dorsal em sua cabeça.
Use sua faca de filé para fazer uma incisão na barbatana adiposa do peixe. Corte o peixe ao longo das costas, por baixo da barbatana. Continue até chegar ao lado oposto à barbatana em sua cabeça. Isso removerá um lado da pele do peixe.
Quando terminar com um lado, corte para baixo, por baixo da cabeça do peixe. A faca de filete deve ser posicionada sob a barbatana em sua cabeça. Continue a cortar até chegar à espinha dorsal do peixe e, em seguida, remova a faca do peixe-gato.
Use uma das mãos para agarrar a cabeça do peixe-gato e a outra para segurar o corpo do peixe. Continue dobrando a cabeça para baixo para que a espinha dorsal do peixe se quebre. Faça isso com cuidado para evitar arrancar completamente a cabeça do corpo.
Continue segurando a cabeça do peixe enquanto insere o dedo indicador da outra mão no peixe. Faça isso para alcançar a caixa torácica do peixe-gato, para agarrar seu corpo.
Simultaneamente, puxe a cabeça do peixe na direção da cauda enquanto segura o corpo do peixe com a mão que você inseriu. Isso deve separar a pele do bagre de sua carne. Lembre-se de fazer isso com cuidado para não tirar um pedaço de carne com a pele.
Prossiga com o filé do peixe usando sua faca. Deite o peixe na sua mesa de trabalho de lado. Comece a cortar usando sua faca de filé para separar a carne da lateral do peixe de seu osso. Lembre-se de colocar a faca na horizontal ao cortar para obter o máximo de carne dos ossos do peixe. Incline ligeiramente a faca e comece a cortar a carne do peixe. Ao atingir a espinha do peixe, corte direto nivelando o corte, para terminar com um pedaço limpo de carne de bagre.
Faça o mesmo com o lado oposto do peixe-gato. Lembre-se de cortar fundo e cortar o máximo possível de carne do peixe. Não se esqueça de inspecionar cuidadosamente a carne em busca de pedaços de osso, porque seus ossos são muito finos e pontiagudos.
Você deve jogar tudo fora, exceto os filés de carne de bagre que você come. Jogue os restos dos peixes na água, ou você pode mantê-los como isca de pesca.