Os ácaros da poeira são organismos minúsculos, geralmente atingindo apenas cerca de 0,3 mm de tamanho. Eles vivem em casas humanas, onde se alimentam da poeira produzida pela pele humana e animal. Os ácaros preferem temperaturas quentes; portanto, eles habitam principalmente roupas de cama e travesseiros. Esses organismos não são prejudiciais em si mesmos, mas seus excrementos, que contêm enzimas digestivas que sobraram, são uma causa considerável de asma e outras doenças alérgicas. Saber que você tem ácaros reduz significativamente outros equívocos sobre a resposta alérgica. Como os ácaros são invisíveis a olho nu, outros métodos são usados para detectar sua presença. Aqui estão algumas dicas sobre como saber se você tem ácaros.
Tome nota dos seus sintomas de alergia. Os ácaros são alérgenos invasivos comuns, para os quais produzem substâncias que podem desencadear reações alérgicas em pessoas suscetíveis. Os sintomas de alergia incluem coceira, espirros, nariz entupido, olhos lacrimejantes, inflamação das vias respiratórias nos pulmões e respiração ofegante ou até choque alérgico e morte em raras ocasiões. Monitore seus sinais alérgicos e o horário em que eles são mais disseminados. Os ácaros geralmente ficam alojados em roupas de cama e travesseiros, mas se proliferam em momentos em que a ventilação é ruim e há uma temperatura geral quente, como durante os meses de inverno, quando o ar frio é impedido de entrar em casa. Observe o aumento da gravidade dos seus sintomas durante esses meses. Se você tiver indicadores elevados, pode ter ácaros.
Trate sua casa para os ácaros. Entre em contato com o serviço de controle de pragas local e solicite um tratamento geral da casa para os ácaros. Você também pode comprar produtos químicos específicos no mercado que podem ajudar a destruir e erradicar os referidos organismos. Se você notou uma diminuição geral nos sintomas de alergia, é possível que tenha contraído ácaros.
Faça avaliações microscópicas em sua casa. Novamente, você pode pedir ajuda ao serviço local de controle de pragas e fazer com que avaliem microscopicamente a presença de ácaros em sua casa. Este é um método eficiente e preciso de determinar se você realmente tem ácaros em casa.
Consulte seu alergista. Um alergista, um médico treinado para entender a resposta imunológica do corpo, geralmente realiza o diagnóstico e o tratamento de alergias. Peça ao seu alergista para fazer um teste cutâneo de alergia em você. O teste funciona injetando ou raspando a superfície da pele pequenas quantidades de alérgenos específicos, neste caso, os ácaros do pó doméstico. A injeção produz uma pequena protuberância na pele, não maior que a cabeça do alfinete. Se você exibiu uma resposta cutânea local, caracterizada pelo aumento no tamanho e vermelhidão da protuberância, isso significa que você tem ácaros. Esta é realmente a maneira infalível de saber se você possui ácaros.
É muito importante saber se você contraiu ácaros para evitar complicações futuras e providenciar o tratamento adequado. Uma reação alérgica provocada por ácaros geralmente não é levada a sério. No entanto, algumas respostas podem levar a questões mais graves, como choques alérgicos e, por fim, morte.