Nenhuma viagem ao Egito está completa sem uma exploração profunda do Nilo e suas antiguidades inestimáveis. Existem duas maneiras de visitar os monumentos valiosos em Luxor, Aswan, Kim Combo, Edna e Defy: de barco ou em terra nos hotéis.
The Nile Cruise
Fazer um cruzeiro no rio Nilo é a maneira mais relaxante de explorar os locais, já que o roteiro é estruturado e pré-planejado para chegar aos monumentos. Você embarcará em Aswan ou Luxor, navegando para o norte ou para o sul. Um cruzeiro estendido de 7 noites o levará a Luxor-Aswan e o reverterá com a adição de Denderah e Abydos. A experiência de cruzeiro também é o método mais econômico de viajar pelo Nilo, já que todas as suas refeições, entretenimento e taxas de excursão estão incluídos. A desvantagem do cruzeiro é que pode não haver tempo suficiente alocado para atrações onde você gostaria de ficar.
Hotéis
Quarto com vista do Nilo
Sua segunda opção é reservar uma estadia em um hotel em Luxor e Aswan, o que lhe dará tempo suficiente para explorar os monumentos. Acomodações cinco estrelas são abundantes e com preços razoáveis, mesmo para um quarto com vista para o Nilo.
Enquanto estiver em Luxor, você vai querer visitar o Vale dos Reis e Rainhas, que pode precisar de um dia inteiro para contemplar tudo. Nas proximidades, há algumas tumbas maravilhosamente preservadas no Vale dos Nobres; o mais impressionante deles é o de Senefer, que serviu como prefeito de Tebas durante Amenhotep II. Também estará na sua lista o Museu de Luxor, que abriga muitas das antiguidades realizadas no Vale dos Reis. Perto está o Museu ao Ar Livre, onde você encontrará estátuas colossais da era do Novo Reino.
Souk ao ar livre
Em Aswan, as principais atrações são a Represa de Aswan, o Obelisco Inacabado e o souk ao ar livre, que podem ser visitados em um dia. No entanto, a atração principal exigirá um curto vôo para o Templo de Ramsés em Abu Simbel. Lá, você poderá fazer um passeio autoguiado por uma das estruturas arquitetônicas mais impressionantes conhecidas pelo homem.
A desvantagem de uma viagem pelo rio Nilo com hotéis é que as cidades de Kom Ombo, Edfu e Esna não têm acomodações decentes e são acessadas por uma longa viagem de automóvel que deve ser feita em horários restritos com escolta policial. Pela primeira vez no Egito, um cruzeiro pelo Nilo vai atender e superar as expectativas. Mas, para o viajante que retorna e quer suas botas no chão, os hotéis são o caminho a percorrer.