Como entender fatos pouco conhecidos sobre a cultura japonesa?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 3 min de leitura
O Japão é uma nação insular localizada na região do Leste Asiático do mundo. É um arquipélago constituído por cerca de 3.000 ilhas e é denominado como a "Terra do Sol Nascente". O Japão é considerado uma potência econômica mundial e, como tal, é um país desenvolvido com elevados padrões de vida. Você nunca deixará de se surpreender com a rica cultura que os japoneses têm a oferecer. Se você ainda não foi ao Japão, não leu realmente sobre o assunto e quer ir de férias lá, aqui estão alguns pequenos fatos que podem ajudá-lo a aproveitar muito mais este país.
Comida japonesa - você viu o mercado de comida japonesa em qualquer lugar que você vá. Do Brasil (onde eles têm laços estreitos), Hong Kong, Malásia, Filipinas e quase todos os lugares do mundo, sempre há restaurantes japoneses atendendo pessoas que desejam comer comida japonesa. Você provavelmente conhece um de seus pratos exclusivos, chamado "Tempura" (frutos do mar e vegetais). Tempura foi introduzido realmente para os japoneses pelo Português no 16 º século, mas agora é do Japão mais famoso prato internacionalmente. Há também sushi, sashimi, soba, ramen, tonkatsu, etc. Confira www.japan-guide.com para obter uma lista muito abrangente e informativa da qual você deve tomar nota. A culinária japonesa penetrou no mercado internacional como a francesa e é uma das cozinhas mais populares por aí.
Religião japonesa - o Japão tem duas religiões principais: Xintoísmo e Budismo. O xintoísmo segue o conceito de que todos os homens são universalmente bons e o mal é causado por espíritos malignos. Budismo realmente se originou da Índia e só foi trazido para o Japão no 6 º século do amigável reino coreano de Kudara. Na verdade, o xintoísmo é nativo do Japão, enquanto o budismo não, mas esses dois aprenderam a coexistir e às vezes se complementam.
Roupas japonesas - as roupas tradicionais japonesas vêm bem representadas no Kimono. Homens e mulheres japonesas têm quimonos desgastadas desde o 5 º século, quando o chinês trouxe os estilos quimono para o Japão.
Dança japonesa - Kabuki é uma forma de dança japonesa. Esse tipo de dança é feito no palco e é teatral. É uma mistura de dança folclórica e dança religiosa, mas sensual, e a maior parte do retorno do público eram homens. Era sabido que a maioria das dançarinas estava envolvida na prostituição. Noh Mai é outra forma de dança. Esta é uma dança de máscara e também tem muitos tipos de dança. Bon Odori é uma dança para acolher os espíritos dos mortos. O Nihon Buyo é uma dança requintada que realmente se destina a ser apresentada em um palco.
Família japonesa - os japoneses são muito tradicionais no sentido de que o papel da mulher como esposa é apenas apoiar o marido e isso restringe os direitos das mulheres. A pedra angular de uma família era o marido e seu papel como ganha-pão está realmente estabelecido.
A cultura japonesa deixou sua marca em vários outros países, como as Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e no Havaí, onde eles são um grupo étnico influente - um quinto dos havaianos têm ancestralidade japonesa. Os japoneses possuem fortes sentimentos patrióticos e também são muito leais por natureza. Eles são um povo muito honrado e orgulhoso de sua herança e de suas realizações.