Um conversor catalítico é uma parte essencial de um automóvel. Um conversor catalítico é responsável por transformar as emissões de gases prejudiciais, como hidrocarbonetos, em substâncias menos tóxicas, água, nitrogênio e dióxido de carbono. Os conversores catalíticos são feitos de metais preciosos platina, paládio e ródio, portanto, é recomendável reciclá-los.
- Saiba quando trocar o conversor catalítico do seu veículo. Claro, você deve primeiro verificar se o conversor catalítico do seu veículo está danificado e fora de uso. Um bom indicador seria as emissões de gases escuros quando seu veículo está funcionando. Substratos e partículas de ferrugem também indicam más condições do conversor catalítico. Além disso, veículos com mais de 100.000 milhas rodados são os candidatos mais prováveis para a substituição do conversor catalítico. Se você não tiver certeza de como fazer a avaliação, peça para seu mecânico local verificar.
- Saiba onde o conversor catalítico está localizado. Os carros fabricados na década de 80 certamente terão conversores catalíticos. Tenha o manual do proprietário do carro com você, se possível, para ajudá-lo a identificar as peças do seu veículo. Se você não tiver, entre em contato com a concessionária local do seu carro para obter uma cópia do manual.
- Desinstale o conversor catalítico do sistema de exaustão geral. Ter as ferramentas e equipamentos corretos é essencial para este projeto. Eleve o carro acima do solo primeiro usando um macaco de chão. Prenda adequadamente o veículo com macacos antes de prosseguir e abaixe o macaco. Vá por baixo do carro e localize o conversor catalítico. Borrife uma quantidade generosa de óleo penetrante nas pinças; porcas e parafusos que o conectam ao sistema de exaustão geral. Use o tipo correto de catraca ou chave inglesa para soltar todos esses conectores posteriormente. Você pode precisar martelar ou mesmo serrar as braçadeiras, porcas e parafusos soltos, especialmente se estes estiverem revestidos com ferrugem espessa ou partículas de sal. Apenas certifique-se de que você conhece bem essas ferramentas para evitar acidentes. Por último, quebre a conexão da braçadeira de metal o dispositivo para a mangueira de ar solta para finalmente desinstalar o conversor catalítico.
Agora que você removeu o conversor catalítico do veículo, pode entrar em contato com as instalações de recuperação dentro e ao redor de sua área. A maioria das instalações de recuperação pagará uma quantia modesta por um conversor catalítico de sucata. Sendo este o caso, vale a pena procurar aqueles com os preços mais competitivos. Você pode até verificar sites relacionados para essa finalidade. Esses recursos online facilitam a identificação da localização das instalações de salvamento. Alguns até fornecem ferramentas para ajudá-lo a comparar as taxas de compra de vários metais de sucata, como conversores catalíticos.