Como criar projeções financeiras para uma empresa start-up?
Pablo Maldonado Jr.
• 3 min de leitura
Escrever planos de negócios com projeções razoáveis
Um empresário não deve se deixar levar pela emoção de sua nova oportunidade de negócio. Embora esse entusiasmo seja extremamente importante (tornará o sucesso mais provável e mostrará aos financiadores seu comprometimento com o negócio), se o entusiasmo desenfreado for mostrado nas projeções financeiras do plano de negócios, ele pode se tornar um obstáculo para convencer os financiadores.
Passo 1
Baseando as projeções na pesquisa
A pesquisa sobre o tamanho do mercado, as necessidades dos clientes, as reações esperadas dos concorrentes e as tendências futuras devem fornecer o pano de fundo para suas projeções de crescimento. Embora muito do futuro não possa ser previsto, há muitas informações disponíveis sobre o aqui e agora, e os financiadores esperam entender como você pode projetar o tipo de vendas, clientes e participação de mercado que você faz na situação atual. Se a pesquisa não for o seu ponto forte, você pode contratar um consultor de planos de negócios profissional para ajudá-lo com pesquisas, bem como esboços e modelagem financeira.
Passo 2
Explicando cálculos e suposições
Para determinar quantos clientes podem escolher seu produto, você pode usar taxas de conversão racionais, que você deve explicar em seu plano (talvez em um formato de gráfico na seção financeira ou apêndices). Por exemplo, uma confeitaria que se concentra primeiro no tráfego de pedestres para parar na loja pode começar com o número de transeuntes no segmento demográfico em um período médio durante o horário comercial e, em seguida, estimar qual porcentagem irá parar para dar uma olhada, que porcentagem dessas pessoas comprará e qual será o tamanho médio da compra. Examinar essas taxas para os concorrentes (talvez por observação direta, se possível) é uma boa maneira de vincular seus próprios números à pesquisa. Se seu concorrente for bem-sucedido, tiver uma localização melhor ou uma marca conhecida, certifique-se de começar seus próprios números muito mais baixos para contabilizar essas vantagens desde o início.
Etapa 3
Evite o taco de hóquei
O "taco de hóquei" se refere a gráficos de projeções que mostram as vendas e lucros da empresa permanecendo em níveis baixos nos primeiros meses ou anos de operação e, de repente, disparando para a estratosfera com potencial aparentemente ilimitado de crescimento. A forma lembra um taco de hóquei na posição vertical devido à mudança de quase noventa graus na linha do gráfico. Não há como projetar um crescimento desse tipo, porque não há como garantir que um produto ou serviço decole dessa forma. O sucesso descontrolado de uma empresa, assim como o fracasso, pode resultar em situações em que fundadores entusiastas acreditam em um taco de hóquei é possível. Mostrar esse tipo de crescimento só fará com que os financiadores duvidem de sua racionalidade e capacidade de se concentrar no aqui e agora da gestão, devido à sua visão de futuro de sucesso estrondoso.
Se a pesquisa não for o seu ponto forte, você pode contratar um consultor profissional de planos de negócios para ajudá-lo com pesquisas, bem como esboços e modelagem financeira.