Como escolher um consultor de plano de negócios?

Você pode precisar entrevistar diversos consultores de planos de negócios ou firmas de consultoria antes
Você pode precisar entrevistar diversos consultores de planos de negócios ou firmas de consultoria antes de escolher com quem trabalhar.

Garanta que seu negócio comece com o pé direito

Você pode precisar entrevistar vários consultores de planos de negócios ou firmas de consultoria antes de escolher com quem trabalhar. É mais importante neste estágio ter certeza de que você obteve respostas positivas para as três perguntas a seguir do que simplesmente encontrar o consultor de preço mais baixo. A pergunta final deve ajudar a expandir sua pesquisa, se necessário.

Etapa 1. Preste atenção se eles ouvem ou não suas perguntas e responda-as com clareza.

Se você descobrir que os consultores com quem fala estão mais interessados em vender seus serviços do que em ouvi-lo descrever onde você está com a ideia de negócio e a ajuda específica de que precisará, essa situação provavelmente não mudará à medida que você avança. Além disso, as respostas do consultor às suas perguntas devem ser claras para você. Se eles estiverem cheios de jargões da indústria que o consultor não lhe explicará, tome cuidado, pois eles podem produzir resultados que passam pela sua cabeça e você não pode avaliar facilmente.

Etapa 2. Certifique-se de que eles lhe expliquem o processo e incluam vários pontos para sua contribuição.

Se trabalharem em planos de negócios que estão condenados desde o início
Se trabalharem em planos de negócios que estão condenados desde o início, reduzirão essa taxa de sucesso.

Certamente, qualquer processo de desenvolvimento de plano de negócios começará com o consultor entrevistando o empreendedor para aprender tudo o que puder sobre a pesquisa que fizeram, a ideia e sua estratégia até agora. Certifique-se de que o processo incluirá pelo menos duas oportunidades após essa fase de iniciação para que você receba um rascunho do trabalho concluído até o momento e forneça feedback sobre a direção que está tomando para que os ajustes possam ser feitos. Sem essas oportunidades para sua contribuição, o plano final pode fugir de você e se tornar a descrição de um negócio que você não deseja ou é incapaz de iniciar.

Etapa 3. Certifique-se de que eles se importam com a qualidade de sua ideia.

Se um consultor não se importa em descobrir qual é a sua ideia básica e ter uma noção antecipada de sua viabilidade antes de começar a trabalhar, tome cuidado. Consultores de planos de negócios bem-sucedidos falam muito sobre sua taxa de sucesso em ajudar os clientes a obter financiamento. Se trabalharem em planos de negócios que estão condenados desde o início, reduzirão essa taxa de sucesso. Apenas os consultores interessados em pegar o dinheiro e correr não vão se importar se você está começando com uma ideia boa ou ruim.

Etapa 4. Determine se deve ou não permanecer local ou seguir.

Finalmente, com videoconferência e e-mail amplamente disponíveis, não há razão para limitar sua pesquisa a consultores locais. Se você não tem medo de lançar uma rede mais ampla em busca do melhor consultor para você, pode usar essa tecnologia para se conectar com pessoas que talvez nunca encontre pessoalmente durante o processo. Ao colocar consultores locais em competição com consultores virtuais, você encontrará a melhor alavanca para negociar preços, desde que se sinta confortável com os métodos de colaboração virtual.

Artigos relacionados
  1. Como obter patentes?
  2. Como iniciar uma agência de recrutamento: começando um novo negócio?
  3. Como iniciar uma agência de cobrança de dívidas?
  4. Como iniciar um negócio em aparelhos eletrônicos?
  5. Como iniciar uma loja de informática?
  6. Como compreender os fundamentos do mercado de commodities?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail