É necessário muito trabalho para escrever um plano de negócios de um restaurante. As informações variam desde o ambiente macroeconômico até as operações do dia a dia e aspectos financeiros. Se houver dados históricos, eles devem ser incluídos onde forem relevantes. Aqui está uma breve visão geral sobre como escrever um plano de negócios de restaurante:
- Comece com uma descrição da empresa. Isso inclui o tipo de comida que você serve, bem como se você está no segmento de fast food, jantar casual, médio ou superior. As informações da empresa também devem incluir a história do restaurante, quando foi estabelecido e um trecho sobre o fundador.
- Em seguida, seu plano de negócios deve se aprofundar mais no próprio setor. Se o seu restaurante for um restaurante de fast food, você pode incluir o potencial de mercado da indústria (total de dólares e unidades vendidas), bem como o estado econômico atual da sua região.
- Uma seção sobre a equipe de gestão e uma breve biografia sobre os diretores da empresa devem ser incluídas a seguir.
- Seu plano de negócios deve entrar em detalhes sobre os produtos que você oferece. Mencione produtos potenciais que você também pode estar testando na versão Beta.
- Você vai querer incluir informações sobre seu mercado-alvo. Se seus clientes são principalmente trabalhadores de colarinho azul na faixa etária de 35 a 54 anos, inclua esta informação. Inclua também a distância média que um cliente em sua região irá percorrer para uma refeição rápida ou uma noite fora (dependendo do seu segmento de mercado).
- Uma seção de seu plano de negócios deve ser dedicada aos principais concorrentes. Inclui a receita total dos concorrentes, o número de unidades que eles possuem e se eles estiveram envolvidos em quaisquer aquisições ou fusões. Você também pode incluir quaisquer dados de pesquisa de marketing primários ou secundários sobre os concorrentes nesta seção.
- A próxima seção de seu plano de negócios precisa se concentrar no plano de marketing e na estratégia de vendas. Inclua toda a publicidade que você planeja fazer no próximo ano, bem como a mídia específica que usará. Se o seu restaurante tem temas específicos ou ofertas especiais a cada um ou dois meses, inclua-os também.
- Você precisará incluir uma seção sobre as operações. Algumas de suas unidades podem ser lojas corporativas, enquanto outras são franquias. Descreva a porcentagem do mix e depois entre em detalhes sobre qualquer possível simplificação ou co-branding que você planeja empreender.
- Seu plano de negócios deve dedicar uma seção a quaisquer estratégias e projetos de longo prazo.
- Seu relatório deve terminar com uma seção detalhada sobre as finanças de sua empresa. Previsões de cinco e dez anos devem ser mencionadas nesta seção, bem como planos de contingência para expansão ou contração dependendo da economia.