Use estas dicas de comportamento de cachorros e filhotes para parar de morder
Não importa o quão fofo seu novo cachorrinho ou cachorro possa ser, se ele está mordendo e mordendo você, seus familiares e convidados - ele ou ela provavelmente não parece tão fofo. Na verdade, se os hábitos de mastigação e mordida do filhote não forem controlados, isso pode realmente machucar alguém ou destruir o conteúdo de sua casa.
O treinamento do cão é necessário para ensinar a alguns filhotes comportamentos adequados de mastigação e mordida.
Veja como treinar seu cão ou filhote para não morder:
Em primeiro lugar, é preciso entender que muitos filhotes com problema de mordida foram tirados da mãe muito cedo, então nem sempre é um caso de agressão. O filhote pode ter perdido as lições que uma cadela e seus irmãos teriam dado, ensinando uns aos outros quando a mastigação e a mordida foram longe demais.
Quando aqueles dentinhos afiados começam a aparecer e o filhote morde a cadela, ela geralmente deixa a área. Isso faz com que o filhote questione suas ações. Quando o filhote morde seus companheiros de ninhada com muita força, a ação geralmente é recebida com um uivo alto que assusta o filhote que está mordendo. Se o filhote continuar seus caminhos perversos, os outros filhotes geralmente irão mordiscá-lo com mais força. Torna-se uma lição que eles não esquecem.
Em segundo lugar, você deve comprar brinquedos para roer para seu filhote, a fim de desviar sua atenção de morder e beliscar. Compre algo que seja mentalmente desafiador para o filhote. Se não for desafiador o suficiente, morder seu nariz ou as pernas da cadeira em sua sala de jantar pode continuar. Hoje em dia, há uma variedade de brinquedos, de couro cru e cascos de vaca a chifres e batatas-doces secas.
Muitos donos de animais de estimação que têm problemas com os hábitos de mastigação de seus filhotes compram brinquedos que têm uma guloseima dentro deles. O olfato de um cachorro vai mantê-lo mastigando o brinquedo durante toda a tarde, a fim de alcançar a guloseima gostosa que está dentro. Assim que o cão compreender que não há benefícios em morder você, ele começará a procurar os brinquedos de mastigação preferidos. Essa é uma boa maneira de focar o cão na lição de que a única coisa a morder são os brinquedos. Certifique-se de fornecer supervisão a um filhote caso ele engasgue.
Terceiro, quando o filhote morde você, trate-o como se você fosse um dos irmãos ou uma mãe. Faça um barulho comunicando ao filhote que você está ferido. Mesmo que o filhote esteja apenas mastigando os cordões do sapato ou a calça do pijama, abra a boca e dê um grito alto ou "ai", deixando o filhote saber pelo tom de sua voz que a mordida lhe causou alguma dor. Então, pare de brincar e ignore o filhote se virando.
Se isso não o ensinar a não morder ou beliscar, saia da sala como a cadela faria. Se o filhote simplesmente o seguir pela casa mordendo seus calcanhares, solte um grito e coloque-o em uma caixa. Não guarde rancor nem mantenha o filhote trancado por muito tempo. Um tempo limite simples deve funcionar. Nunca tire o cachorro ofensor da caixa se ele estiver choramingando. Espere até que esteja quieto e se comportando. Isso vai ensinar a seu cão que o bom comportamento é recompensado.
Por último, no momento em que seu cão começar a morder ou beliscar, distraia-o rapidamente pedindo que se sente. Uma vez que estiver sentado, segure suavemente a frente do nariz do cachorro e bata uma vez dizendo "cachorro mau" com uma voz severa. Se você fizer isso rápida e corretamente, perceberá que a torneira não é o castigo. É apenas uma forma de chamar a atenção dele suavemente e focalizá-lo novamente para interromper o comportamento indesejado. Nunca grite; um tom severo deve ser suficiente. Com o tempo, com consistência, seu cão vai entender e parar o comportamento.
Outras dicas para tentar Lembre-se de que você pode estar dando sinais confusos a seu cão se estiver tentando treiná-lo para não beliscar e morder, mas continuar a jogar jogos que incentivem esse tipo de comportamento. Jogos como cabo de guerra com corda ou pau podem fazer exatamente o oposto do que você deseja ensinar. Lutar com seu cão pode parecer divertido, mas quando as coisas ficam difíceis ou fora de controle, você pode punir o cão pelos comportamentos que acabou de encorajar. Brincar de perseguição com seu cão ensina que você é uma presa e, ao mesmo tempo, incentiva a mordida e a mordida. Em vez disso, tente jogos como buscar, onde você pode ensinar seu cão a soltar a bola ou corda e permitir que você a lance repetidamente. Esses jogos mantêm você no controle e a figura de autoridade nos olhos do cão.
Ensinar um cão mais velho a não morder pode ser um pouco mais complicado. Os maus hábitos são difíceis de quebrar sem muito tempo e paciência. Elogios e recompensas, como um arranhão no queixo, uma guloseima ou um tapinha na cabeça geralmente são a chave. Novamente, nunca bata, chute ou grite com seu cão, pois esse tipo de punição não o ensinará a se comportar. Isso só os deixará com mais medo de você... aquele em quem eles querem confiar. Use apenas reforço positivo para qualquer bom comportamento que eles exibam. O segredo é ser consistente, especialmente se mais de uma pessoa na família estiver fazendo esse tipo de treinamento.
Se você seguir essas dicas, deverá estar no caminho certo para ter um filhote que não mastiga, mordisca ou morde você. E lembre-se, é sempre bom gastar algum tempo extra aprendendo sobre o comportamento do cão e como você pode usá-lo para treiná-lo.
Cuidado:
Se você não consegue controlar os hábitos de mastigação, mordidela e mordida de seu filhote, convém considerar a possibilidade de matricular vocês dois em um programa de treinamento de cães.
Dicas rápidas:
Os cães têm uma mentalidade de "matilha". É importante que o seu cachorro compreenda que você é o líder da casa.