Analisar sua demonstração de resultados não precisa ser um grande fardo, desde que você conheça os fatores-chave aos quais deve estar atento. Aqui estão algumas dicas e diretrizes para ajudá-lo quando se trata de analisar sua demonstração de resultados:
Saiba o que a demonstração de resultados deve refletir. Em termos mais simples, a demonstração do resultado deve ser capaz de mostrar em números se a empresa ganhou dinheiro ou não. Algumas das coisas básicas que uma demonstração de resultados reflete são as seguintes: a receita (ou a receita bruta), o lucro (a receita líquida) e o lucro por ação (a receita dividida pelos acionistas). A demonstração de resultados também deve mostrar uma comparação entre os diferentes anos fiscais (o ano atual e os dois anos anteriores) para que os leitores possam ver facilmente o aumento ou a redução nas despesas e receitas.
Considere a tendência de ganhos versus despesas. Ao analisar a demonstração de resultados, você deve ver como os ganhos foram comparados com a taxa de despesas; quanto percentual aumentou em relação ao faturamento em relação às despesas? A receita da empresa está acompanhando a taxa de aumento do custo de materiais e despesas? Aqui está uma fórmula para lembrar: despesas operacionais divididas pelas vendas líquidas. Quanto menor o quociente, melhor o desempenho da empresa. Calcule o quociente ao longo de diferentes anos (o atual versus pelo menos os dois anos anteriores) e analise a tendência.
Considere o retorno sobre o investimento da empresa. No entanto, a fórmula a ser observada é esta: receita líquida mais despesa de juros, dividida pelo total de ativos médios. O índice refletirá o retorno do investimento da empresa: quanto menor o índice, melhor a empresa será capaz de usar seus recursos disponíveis com efeito máximo.
Considere os itens nas despesas operacionais. Descubra a maior parte das despesas da empresa. O valor é garantido? Existe alguma maneira de reduzir isso de forma realista? Descubra maneiras de cortar custos criando sistemas e procedimentos mais inteligentes ou procurando opções alternativas, como mudar de fornecedor ou encontrar estratégias mais econômicas de marketing e publicidade. Para melhor auxiliá-lo na análise das despesas operacionais, você pode consultar os relatórios detalhados de cada departamento, para ver melhor como o dinheiro da empresa está sendo gasto.
Considere a relação preço por lucro (relação p / e). Para calcular a relação P / L, você teria que dividir o preço de venda de mercado da ação pelos ganhos reais da ação. Por exemplo, o preço de venda de uma ação no mercado é de 22€, e atualmente está ganhando 2,20€ por ação: neste caso, a relação P / L é 10. Quanto maior a relação P / L, melhor a empresa é geralmente desempenho.
Lembre-se de que vale literalmente a pena saber como analisar exaustivamente uma demonstração de resultados para poder avaliar a saúde geral de uma empresa. Aproveite o tempo para aprender outras técnicas a fim de trazer mudanças positivas para o desempenho de sua empresa. Boa sorte!