Muitas pessoas adoecem e morrem todos os anos devido a doenças transmitidas por alimentos. Isso porque, além da falta de higiene alimentar em casa, fontes de alimentos como restaurantes, cadeias de alimentos, mercearias, açougues, fazendas, estabelecimentos industriais, etc., não praticam a higiene alimentar adequada e não cumprem com precisão os padrões de segurança alimentar impostos pela Food and Drug Administration (FDA). O FDA é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, responsável por proteger e promover a saúde pública do país. Ele garante que os alimentos sejam seguros, limpos e saudáveis para consumo.
A nutrição aplicada supervisiona a segurança
O FDA tem diferentes ramos que criam normas de segurança para os diferentes tipos de produtos alimentícios. Por exemplo, o Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada supervisiona a segurança e a rotulagem precisa de quase todos os produtos alimentícios, suplementos dietéticos e cosméticos; enquanto os produtos de carne derivados de gado, galinhas, etc., estão sob a supervisão do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Se, por exemplo, você está planejando se aventurar em uma empresa de alimentos, além de ter seu negócio e instalações registradas ou licenciadas, você deve garantir que cumpre estritamente os padrões de segurança alimentar, não apenas pelo simples motivo de cumprir os regulamentos federais e locais, mas para prevenir ou diminuir a contaminação de alimentos também. O FDA implementou um Código Alimentar, um modelo para cumprir o objetivo da agência de proteger a saúde pública e garantir que os alimentos sejam seguros e limpos quando oferecidos ou apresentados ao consumidor. Cada estado pode ter diferentes decretos, mas cada um segue o Código Alimentar, que é a recomendação do FDA para um sistema uniforme que atende à proteção e segurança dos alimentos fornecidos no varejo e em serviços de alimentação.
Os alimentos devem ser seguros, não adulterados e apresentados com honestidade. Não adulterado significa que não contém nenhuma substância nociva ou venenosa que possa prejudicar a saúde.
Os equipamentos e utensílios não devem permitir a migração de substâncias nocivas, odor, cor e sabor para os alimentos e devem ser feitos de materiais que sejam seguros, duráveis, resistentes à corrosão, não absorventes, possam suportar lavagens repetidas, acabados com uma superfície de fácillimpeza e resistente a lascamento, fissura, arranhões, arranhões, distorção e decomposição.
O estabelecimento de alimentos exige que um gerente de alimentos seja responsável pela supervisão dos funcionários que são responsáveis pelo armazenamento de alimentos, preparação e exibição de alimentos e serviço de alimentos. Durante todo o horário de funcionamento, o gerente de alimentos deve estar presente no estabelecimento. O gerente de alimentos deve ser alguém que passou por treinamento alimentar e obteve uma certificação de gerente de alimentos.
As instalações físicas do estabelecimento alimentar devem cumprir os requisitos da FDA relativos à capacidade de limpeza e funcionalidade de áreas internas e externas, incluindo, mas não se limitando a pisos, paredes, tetos, linhas de serviços públicos; aquecimento, ventilação, sistemas de ar condicionado, iluminação, banheiros, portas externas, paredes externas, superfícies para andar e dirigir, etc.
Materiais venenosos ou tóxicos usados para higienização ou limpeza devem ser claramente rotulados, armazenados e separados em uma área que não esteja acima ou perto de alimentos, equipamentos, utensílios, roupas de cama usadas na preparação e apresentação de alimentos.
Água, encanamento, gestão de resíduos, conformidade e fiscalização, diretrizes administrativas, gestão de práticas de segurança alimentar, controle gerencial de risco de doenças transmitidas por alimentos, processamento de alimentos, etc. são todos cobertos pelo Código Alimentar imposto para garantir que a segurança alimentar seja priorizada e, portanto, Impedir frequência de contaminação alimentar e de origem alimentar doenças.