Como compreender as estratégias de gerenciamento da demanda?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 3 min de leitura
O gerenciamento da demanda é a estratégia usada para controlar a produção de suprimentos, mas ao mesmo tempo fazer os arranjos para atender às demandas dos consumidores. Isso também pode se referir às demandas dos consumidores por recursos naturais, como energia e água. A cadeia de suprimentos é composta de pessoas, equipamentos, atividades e recursos que são usados na criação de um produto ou serviço. Isso inclui tudo, desde a conceituação até o produto final.
Uma estratégia de gestão de demanda e cadeia de suprimentos lida com possíveis problemas que uma empresa pode enfrentar em relação à oferta e demanda dos consumidores. São vários os problemas que uma empresa pode enfrentar desde o momento da conceituação até a entrega do produto final aos consumidores.
Estratégia de gestão de demanda
Aqui estão alguns fatores considerados em relação à estratégia de gerenciamento de demanda:
Pesquisa. A gestão da demanda trata do controle do fornecimento de bens e serviços. Isso também pode significar a distribuição de bens para os consumidores com base em suas necessidades. Antes de criar sua estratégia, você deve primeiro pesquisar as necessidades dos clientes em potencial. A pesquisa pode incluir pesquisas ou arquivos que o ajudarão a controlar a demanda pelos produtos sem interromper o serviço.
Soluções. Pense nas possíveis soluções para os problemas de demanda que você pode enfrentar. Um exemplo pode ser o transporte. Conforme a demanda por veículos aumenta, também há uma chance de que haja mais tráfego. O tráfego é resultado da demanda por mais veículos. Uma possível estratégia a ser utilizada neste caso é que as pessoas utilizem seus veículos em viagens longas. Meios alternativos podem ser usados para percorrer distâncias curtas. Diferentes estratégias podem ser utilizadas para a demanda de água e energia. Outros efeitos das soluções de gestão da demanda incluem impostos sobre serviços e bens ou o uso de medidores de água e eletricidade. Isso é para controlar o uso dos recursos naturais.
Aqui estão alguns fatores considerados na estratégia da cadeia de abastecimento:
Distribuição. Distribuição da oferta para levar as mercadorias aos clientes. Alguns dos métodos de distribuição incluem distribuidores, fábricas e depósitos. A distribuição também significa como as mercadorias são enviadas aos clientes. Todos os aspectos de levar as mercadorias aos clientes devem ser considerados. Isso inclui o método de entrega e os meios usados para fazer a entrega.
Pesquisa. A fim de criar uma boa estratégia de cadeia de suprimentos, a previsão da demanda deve ser feita. Isso inclui o planejamento da demanda e levando em consideração as necessidades dos consumidores. Saber essas informações ajudará a determinar a estratégia correta da cadeia de suprimentos a ser usada.
Essas são algumas das coisas que devem ser consideradas para fazer uma estratégia de gestão da demanda e cadeia de suprimentos. Anote os problemas que a empresa enfrenta, pesquise ou desenvolva formas de resolver esses problemas e aplique a estratégia que você criou para saber se isso resolveria os problemas que a empresa enfrentou inicialmente. Usar software de gerenciamento de demanda e gerenciamento de suprimentos pode ajudar a gerenciar os problemas atuais da empresa.