Contratar funcionários adolescentes para lidar com as operações da sua empresa pode ser uma decisão crítica; mas se você encontrar -se falta de recursos humanos e necessidade de contratar um adolescente, estar ciente de todas as consequências dessa decisão. Lembre-se de que os funcionários adolescentes são como argila que ainda não foi moldada. Eles precisam ser bem moldados e treinados para obter a gama de habilidades de que você precisa. Com conhecimento e paciência adequados, você pode evitar dores de cabeça e problemas relacionados ao emprego de adolescentes.
Eles podem ser inexperientes. Os adolescentes podem estar acabando de terminar o ensino médio e não saber muito sobre o trabalho, muito menos sobre o campo ou indústria em que você está. Saiba primeiro que você pode ter que treinar e ensinar o adolescente completamente para ser um membro tão eficiente de empresa como seus outros funcionários.
Os adolescentes de hoje têm períodos curtos de atenção. Com o surgimento da tecnologia e um meio de comunicação rápido, os adolescentes tendem a ter períodos de atenção cada vez mais curtos. Você pode ter que lidar com a repetição de seus pedidos ou encontrar seu funcionário adolescente fazendo algo diferente do que você pediu a ele.
Eles poderiam desistir facilmente sob pressão. Como os adolescentes geralmente não sabem muito sobre o valor do trabalho, eles podem desistir facilmente em momentos difíceis. Eles podem deixar seu trabalho quando se tornar muito difícil. Esteja preparado para esse tipo de situação, porque isso pode ajudá-lo a pensar em possíveis soluções.
Eles podem ser difíceis de manusear. Alguns adolescentes tendem a ser teimosos e imaturos e, como não têm muita experiência de trabalho, podem ser um pouco difíceis de administrar. Sua paciência e compreensão beneficiariam muito o crescimento do funcionário, portanto, certifique-se de estocar essas duas qualidades.
Eles podem pensar fora da caixa. Uma grande vantagem que os jovens têm sobre os adultos é sua capacidade de pensar fora da caixa. A maioria dos adolescentes ficaria curiosa o suficiente para fazer perguntas que os adultos normalmente teriam muito medo de fazer (com medo de perder o emprego), mas poderiam ajudar a empresa e orientá-la na direção certa. Se você tiver empregados adolescentes em sua empresa, pergunte-lhes suas idéias a respeito de problemas que você pode estar tendo dificuldade em resolver. Nunca se sabe; você pode precisar apenas de outra perspectiva para ver a solução.
Pode haver restrições na lei. A maioria dos adolescentes ainda são menores de idade e têm um lugar especial na lei em relação ao seu emprego. A lei europeia, por exemplo, proíbe os menores de trabalhar em indústrias consideradas perigosas pelo Secretário do Trabalho, que incluem a fabricação de explosivos, mineração, extração de madeira, operações de telhados, escavações e outros. Portanto, se sua empresa pertence a qualquer um desses setores, saiba que você pode ser responsabilizado perante a lei se contratar um funcionário adolescente.
Mesmo que sejam adolescentes, você deve tratá-los como funcionários regulares. Não seja tolerante apenas porque eles são menores de idade; isso pode ser uma má decisão porque pode promover o favoritismo e, portanto, contribuir para a falta de produção de empregos eficiente.