Como selecionar o melhor leitor de código de barras para sua aplicação?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 7 min de leitura
O avanço tecnológico transformou todos os tipos de aplicativos. No mundo da tecnologia de digitalização, os mecanismos de digitalização a laser eram, até recentemente, considerados os mais poderosos e aplicáveis em todos os tipos de aplicativos de digitalização. Mas eles também foram superados por imagens 1D e 2D que não são apenas mais confiáveis, mas também mais poderosas. Portanto, eles estão sendo usados com um número maior de dispositivos que precisam da capacidade adicional de mecanismos de varredura.
Existem duas visões conflitantes sobre a melhor tecnologia para um leitor de código de barras portátil. Aqueles ligados a scanners a laser estão convencidos de que os lasers são os melhores, enquanto aqueles familiarizados com as técnicas de imagem acham que isso é mais confiável, versátil e oferece uma boa relação custo-benefício.
A verdade sobre qual tecnologia é a melhor é determinada pelo ambiente onde é utilizada. Todas as tecnologias são muito eficazes no funcionamento a que se destinam, com o requisito básico de serem utilizadas no ambiente adequado ao qual são adequadas. As tecnologias de laser e imagem estão em uso desde seu início, há vários anos, e as constantes inovações e atualizações os tornaram adequados para as aplicações mais recentes. Mas a tecnologia de imagem provou ser superior agora com os mais recentes desenvolvimentos que permitiram a leitura de vários tipos de códigos de barras e, portanto, sua aplicabilidade foi ampliada.
Tudo isso muda o cenário do mercado de scanners e é difícil avaliar qual scanner seria o melhor para sua aplicação. O guia a seguir ajudaria a decidir qual seria o melhor para a aplicação em questão.
Linear Imagers
Imagens lineares usam o que é comumente referido como Tecnologia CCD ou dispositivo de carga acoplada. O CCD, quando usado em um gerador de imagens lineares, captura vários níveis de luz refletida das barras e espaços encontrados em um código de barras e, em seguida, os converte em sinais de vídeo. Os componentes de estado sólido em uso também são encontrados em dispositivos como dispositivos de captura de imagem e scanners simples, exemplos dos quais incluem máquinas de fax simples e dispositivos sofisticados como câmeras digitais e de vídeo e imagens lineares.
Os Linear Imagers precisam de uma fonte de luz própria para fornecer um desempenho ideal. Isso vem de diodos emissores de luz ou LEDs de baixa potência e longa duração. A luz pode ser ligada o tempo todo, pois quase não consome energia e tem uma longa vida útil sem a necessidade de qualquer gatilho para ligá-la. Alguns scanners têm gatilhos em seu design, juntamente com modos de hibernação para economizar energia, especialmente quando dispositivos operados por bateria estão em uso.
Linear Imagers são considerados mais confiáveis do que scanners a laser, pois são dispositivos de estado sólido. As imagens a laser usam espelhos de movimento muito rápido para mover o feixe por todo o código de barras. O gerador de imagens a laser ilumina o código de barras com a luz do LED e, em seguida, sua lente ajuda a focar a imagem do código de barras no componente CCD do gerador de imagens. Os dados do código de barras são recebidos através da aplicação de um ou mais algoritmos após o simples processo de leitura identificar as depressões e picos no sinal. O processo é habilitado pelo conversor analógico-digital e também pelo software usado pelo processador. O ritmo em que esse processo ocorre depende da velocidade do processador e da eficiência do software. Assim, o usuário pode achar o scanner "ágil" ou lento.
A tecnologia de imagem linear não é nova e está em uso há muito tempo, mas são os avanços mais recentes nesse tipo de tecnologia que tornam seu desempenho muito superior. A próxima geração de imageadores usa refinamentos e formas avançadas de leitura de sinais de vídeo, tem software e hardware de decodificação especial que aumentam a velocidade, leem as taxas de sucesso e a profundidade de campo. Isso permite que eles digitalizem códigos de barras danificados e de baixa qualidade com facilidade.
Scanners a laser
Há muito tempo que os leitores a laser são considerados bons desempenhos, principalmente devido ao alcance de leitura que oferecem, uma vez que podem ler códigos de barras a uma distância de vários metros. Grandes impressões de símbolos podem possibilitar a digitalização a partir de até 35 m. Eles usam um feixe de laser junto com espelhos oscilantes que ajudam a mover o feixe para frente e para trás no código de barras em questão. Várias configurações estão disponíveis para atender aos requisitos de uma ampla variedade de aplicativos de digitalização. Assim, eles podem ser de alcance padrão, longo alcance, alta densidade, grande angular ou alta visibilidade etc. Os leitores a laser são particularmente úteis para aplicações de digitalização de empilhadeiras em um depósito, uma vez que os códigos de barras podem ser lidos sem ter que sair da empilhadeira todas as vezes.
Em segundo lugar, os lasers podem ser focados em um feixe muito pequeno e, devido à sua frequência única ou à luz ser coerente, o feixe não se espalha muito ao longo da distância prescrita. Isso permite que o diâmetro do feixe permaneça pequeno, apesar da ampla faixa de varredura.
No entanto, o outro lado dos scanners a laser é que eles são mais caros do que os lineares, e sua parte móvel, o espelho oscilante, perde seu alinhamento com o tempo, o que, por sua vez, afeta o desempenho da varredura. Scanners a laser também apresentam riscos à segurança. A Europa está expressando sua preocupação com os lasers de alta energia que afetam os olhos, e os EUA estão preocupados com a segurança das crianças com scanners a laser que entram em casa para uso em aplicações de comércio eletrônico.
Scanners a laser e imagens lineares estão disponíveis como dispositivos fixos e portáteis. As unidades portáteis funcionam em velocidades de digitalização mais baixas, uma vez que são usadas principalmente para digitalizar símbolos estacionários. Isso pode estar na faixa entre 35-300 varreduras por segundo. Os leitores de posição fixa são os leitores de alta velocidade, pois são fixados em esteiras e devem fazer a varredura rapidamente antes de cruzar o símbolo a ser lido. A velocidade aqui é tão alta quanto 600-1800 vezes por segundo.
O Processo de Seleção do Scanner
Os scanners a laser e as imagens lineares têm alguns recursos comuns e fornecem bons resultados, mas ambos também possuem alguns recursos exclusivos que os tornam ideais para aplicativos específicos. Portanto, a seleção deve ser baseada na aplicação de digitalização em questão - ela envolve a digitalização à distância, que tipo de código de barras deve ser digitalizado, o ambiente de trabalho e o orçamento alocado. Assim, os fatores decisivos incluem:
A distância de digitalização e o produto a ser verificado. Os imageadores lineares fornecem excelentes resultados em intervalos menores que 46 centímetros, enquanto os lasers são mais adequados para distâncias maiores que 46 centímetros.
Os códigos de barras a serem lidos. Ambos os scanners podem ler todas as principais simbologias, como Código 128, Código 39 e EAN / UPC. No entanto, as imagens lineares mais recentes são perfeitas para códigos com maiores densidades de código com largura de barra estreita entre 2-5mil e com largura de código de até 20 centímetros para a dimensão X entre 10-20 mil.
A fonte e a condição do código de barras a ser lido. Aqui, novamente, os códigos de barras lineares são leitores melhores, pois podem ler códigos de barras mal impressos e danificados.
As condições ambientais nas quais o scanner deve funcionar. Scanners de estado sólido sem nenhuma peça móvel são mais seguros e livres de danos. Portanto, os imageadores lineares são mais confiáveis do que os leitores a laser equipados com espelhos móveis para capturar a imagem do código de barras.
Para a leitura de códigos de barras em telas de computador, as imagens lineares provam ser mais adequadas, especialmente em aplicações como a configuração de vários dispositivos.
O desempenho rápido é esperado de scanners e aqui o Linear Imager novamente prova melhor, exceto nos casos em que os códigos têm que ser digitalizados a uma distância maior.
Tendo em vista esses fatores, o melhor scanner pode ser selecionado com facilidade.