Um sistema de controle de estoque é capaz de rastrear objetos ou materiais. Os sistemas de controle de estoque são instituídos em pequenas lojas, supermercados e até mesmo em grandes fábricas. Pode ser usado ao automatizar um processo de pedido de venda. Este tipo de sistema contém uma lista de pedidos, que por sua vez são referidos pelos trabalhadores que preparam esses itens. O sistema também indica as informações adequadas sobre embalagem e envio dos itens.
O controle de estoque diz respeito a todos os assuntos relacionados ao armazenamento de itens. O controle de estoque abrange até a questão de onde fica o depósito, como estão dispostos os estoques e, claro, quantos estoques ou a quantidade de suprimentos e itens que a empresa possui em estoque. Isso significa apenas que instituir sistemas de controle em relação ao estoque é a aplicação da teoria de controle aos sistemas de estoque.
Engenharia de controle chamada
Este sistema de aplicação da teoria de controle a sistemas de controle como estoque também é chamado de engenharia de controle. Os engenheiros de controle projetam sistemas de controle, desde as máquinas de lavar até os sistemas nas caixas registradoras. Os sistemas de controle modernos fazem uso de circuitos elétricos e processadores de sinal para criar aplicações de controle em vários campos.
Hoje em dia, os sistemas de controle de estoque dependem muito dos códigos de barras. Com um código de barras, os itens são identificados automaticamente usando um leitor de código de barras. O controle de movimento é um dos sistemas de controle efetivamente usados pelos engenheiros de controle para monitorar e controlar os sistemas de estoque. Câmeras automáticas são regularmente instaladas em depósitos e lojas como modelagem de controle e para controle de estoque.
Um dos sistemas de controle que está se tornando mais popular para sistemas de controle de estoque é o uso de etiquetas RFID em mercadorias. RFID se refere à identificação por radiofrequência onde as etiquetas são colocadas em produtos, animais ou até mesmo pessoas. Isso é feito para identificar e rastrear aqueles que possuem etiquetas RFID. Existem etiquetas RFID que podem ser lidas mesmo que estejam a vários metros de distância e não podem mais ser vistas por quem está lendo a etiqueta.
Sistema de controle de estoque
As etiquetas RFID são capazes de transmitir sinais. É assim que eles são rastreados. Algumas tags têm baterias embutidas e são capazes de enviar sinais de forma autônoma. Existem também tags passivos que precisam de alimentação externa para poder transmitir um sinal. Esta etiqueta RFID é usada para controlar, rastrear e gerenciar o estoque de maneira eficiente. O Wal-Mart é um dos estabelecimentos que usam regularmente etiquetas RFID em suas mercadorias como sistema de controle de estoque.
Os sistemas de controle de estoque podem usar sistemas sem fio ou terminais móveis para registrar as transações em tempo real ou exatamente no momento em que acontecem. Isso é possível porque uma rede sem fio transmite um sinal informando o banco de dados central de qualquer transação que esteja ocorrendo no momento.
Os sistemas de controle de estoque não se limitam apenas a sistemas automáticos informatizados. Os sistemas de estoque também incluem sistemas de gerenciamento de depósito. O sistema de gerenciamento de depósito controla a movimentação e o armazenamento de mercadorias e materiais dentro de um depósito. Ele registra o envio, recebimento e armazenamento de materiais e possui um sistema onde as informações em tempo real sobre o estoque armazenado são acessadas em níveis ótimos. Utilizar a contagem de estoque físico é uma característica de outros sistemas de controle de estoque. Atualmente, existe um software de inventário disponível, facilitando a tarefa.